Queen of Mats: Gabi Pessanha bate Nathiely na final e conquista título de ‘rainha’ no peso pesado

Publicado em 17/01/2020 por: Diogo Santarém
Queen of Mats: Gabi Pessanha bate Nathiely na final e conquista título de ‘rainha’ no peso pesado Aos 19 anos, Gabi Pessanha foi a grande campeã do Queen of Mats no peso pesado (Foto Ane Nunes / AJP)

publicidade

A primeira edição do Queen of Mats no peso pesado foi repleta de ação para os fãs de Jiu-Jitsu que acompanharam o evento nas arquibancadas da Mubadala Arena e também para aqueles que assistiram na TV ou online em todo o mundo. A partir das 17h desta sexta-feira (17), no horário local, as estrelas do show pisaram no tatame montado na capital dos Emirados Árabes Unidos, onde acontece o Abu Dhabi Grand Slam, e quem saiu como “rainha” foi a jovem Gabi Pessanha.

Ao todo foram seis atletas em dez lutas, com Gabi derrotando a multicampeã Nathiely Jesus na finalíssima e o grande evento, mais uma vez, comprovando a eficácia das novas regras impostas pela AJP (saiba mais).

Abaixo, veja um resumo da competição:

– Fase de grupos

Na luta de abertura do Grupo A, Gabrieli Pessanha começou sua jornada rumo ao topo do pódio com uma vitória difícil sobre Thamara Silva. Após sair perdendo por 4 a 0, Gabi virou para 6 a 4 com uma passagem de guarda e uma montada e, na reta final, encaixou um justo mata-leão. Na segunda rodada, Gabi bateu Martina Gramenius por pontos e garantiu seu lugar nas semifinais. Já na terceira rodada, Thamara impôs pressão e conseguiu a montada contra Martina. Com 9 a 1 no placar, a brasileira cravou sua vaga nas semis.

No Grupo B, Kendall Reusing colocou seu jogo em prática para derrotar Samantha Cook por 3 a 1. A segunda rodada viu a estreia de Nathiely Jesus, que usou sua famosa guarda para finalizar Kendall com uma kimura. O grupo terminou com Nathi de volta à ação contra a britânica Samantha: um estrangulamento nas costas foi a nota final para a brasileira se garantir na semifinal ao lado de Kendall, que venceu Cook na abertura.

– Semifinais

Gabrieli Pessanha x Kendall Reusing: rivais conhecidas na divisão até 95kg do Grand Slam, brasileira e americana se encontraram novamente em Abu Dhabi. Em um duelo difícil e estratégico, Gabi Pessanha conseguiu uma defesa nas costas para começar a construir seu triunfo por 11 a 0 sobre Kendall.

Thamara Silva x Nathiely Jesus: Nathi precisou de menos de um minuto para terminar a partida. Com um estrangulamento pelas costas, a faixa-preta finalizou Thamara e se garantiu na grande decisão.

– Terceiro lugar

Thamara Silva x Kendall Reusing: a luta por uma vaga no pódio foi intensa. Thamara Silva não deu descanso para Kendall e usou seu jogo de guarda para desequilibrar Reusing e aumentar sua vantagem para 4 a 2 com duas raspagens. No final, Thamara comemorou a vitória e a medalha de bronze.

– Final

Gabrieli Pessanha x Nathiely Jesus: toda vez que as brasileiras se encontram é uma ocasião emocionante. Gabi e Nathi estão no topo do jogo e “governam” a divisão mais pesada do Jiu-Jitsu feminino há um tempo. No Queen of Mats, não foi diferente. Em novo duelo equilibrado, uma raspagem no início do combate garantiu o triunfo – e o título – para Gabi por 2 a 1, que comemorou bastante: “Ainda havia muita gente que duvidava de mim. Falaram que eu era muito jovem, com apenas 19 anos. Bem, agora eu sou a rainha. Quero agradecer a Deus e toda a minha família, amigos e colegas de equipe por toda ajuda ”, disse a campeã.

O Grand Slam em Abu Dhabi, nos EAU, retorna para o seu último dia neste sábado, 18 de janeiro, com as disputas no adulto faixa-preta. Clique aqui para conferir os resultados completos do torneio até agora.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade