Seleção brasileira de Judô começa primeiro desafio em 2020 nesta quinta-feira (23), no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel

Publicado em 23/01/2020 por: Yago Redua
Seleção brasileira de Judô começa primeiro desafio em 2020 nesta quinta-feira (23), no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel Campeã Olímpica, Sarah Menezes vai entrar em ação para defender o Brasil em Israel (Foto Rafal Burza / CBJ)

publicidade

O primeiro passo da seleção brasileira de Judô na temporada foi definido na quarta-feira (22), em Israel. A Federação Internacional de Judô realizou o sorteio das chaves do Grand Prix de Tel Aviv, primeira competição oficial do calendário da entidade em 2020, onde foram revelados os adversários dos brasileiros na fase inicial do campeonato.

O torneio acontece a partir desta quinta-feira (23) e vai até o próximo sábado (25), com a presença de 22 judocas brasileiros em busca da medalha e dos 700 pontos – dados ao campeão – valiosos na corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que acontecem no Japão.

A preparação para Tel Aviv começou há três semanas, quando a seleção brasileira de Judô desembarcou na Europa para um período de treinamentos. Primeiro, em Mittersill, na Áustria, no treinamento de campo mais tradicional do início de temporada, com a presença de campeões olímpicos e mundiais. Em seguida, parte da delegação foi para Roma, na Itália, ajustar os últimos detalhes antes de chegar em Israel para o GP.

“Este início de temporada é ainda mais importante para mim, que estou voltando de lesão, e ter estes treinamentos trazem um diferencial muito grande para este ano. É essencial que o corpo volte ao ritmo. Então, participar dos treinos é ótimo para trocar experiências, pegadas das adversárias, combinações de golpes, e espero transformar estes treinamentos em pódios durante a temporada”, avaliou a campeã olímpica Sarah Menezes (52kg), que já lutará no primeiro dia e enfrentará, na estreia, a kosovar Erza Muminoviq, de apenas 17 anos e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.

Programação do Grand Slam

Nesta quinta-feira (23), no feminino, Gabriela Chibana (48kg), Nathalia Brigida (48kg), Sarah Menezes (52kg), Eleudis Valentim (52kg) e Ketelyn Nascimento (57kg) buscam o lugar mais alto do pódio, enquanto Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Willian Lima (66kg) e Daniel Cargnin (66kg) representam os homens.

No segundo dia, Ketleyn Quadros (63kg), Alexia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), David Lima (73kg), Eduardo Katsuhiro (73kg), Eduardo Yudy (81kg) e João Macedo (81kg) começam suas respectivas caminhadas em Tel Aviv. No terceiro e último dia de competição, Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Giovani Ferreira (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg) encerram.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade