Diagnosticado com doença rara, Rafael Lovato Jr renuncia ao título peso-médio do Bellator: ‘Sonhava com um longo reinado’

Publicado em 11/02/2020 por: Mateus Machado
Diagnosticado com doença rara, Rafael Lovato Jr renuncia ao título peso-médio do Bellator: ‘Sonhava com um longo reinado’ Invicto no MMA, Rafael Lovato Jr renunciou ao título peso-médio do Bellator (Foto Bellator MMA)

publicidade

Rafael Lovato Jr não é mais o detentor do cinturão peso-médio do Bellator. Na última segunda-feira (10), a organização anunciou que o lutador, de 36 anos, decidiu renunciar ao seu título após ser diagnosticado com cavernoma, uma rara doença – que afeta uma em cada 200 pessoas da população mundial -, e que está relacionada à má formação dos vasos sanguíneos na região do cérebro.

“Minha jornada com minha equipe e família para me tornar campeão dos médios do Bellator foi incrível e algo que irei amar para sempre. Eu sonhava em ter um longo reinado como campeão, mas às vezes a vida tem outro plano. O Bellator ajudou bastante nesse processo difícil, uma situação que nunca havia acontecido antes no nosso esporte. Sei que a divisão (peso-médio) deve seguir em frente e desejo a todos grandes lutas a caminho desse cinturão. Vou trabalhar para voltar, se possível – e, se não, a vida continuará sendo incrível para mim -, e estou ansioso para trabalhar com o Bellator de outra maneira”, disse Lovato.

Invicto no MMA, com dez vitórias, o americano descobriu a doença após a realização de uma tomografia antes de sua luta contra Gegard Mousasi no Bellator 223, em junho do ano passado, onde saiu vencedor por decisão majoritária após cinco rounds e conquistou o título peso-médio. Agora, o Lovato pausa a sua carreira sem a certeza se, com a realização do tratamento, terá a liberação para voltar a lutar.

“Este foi um momento incrivelmente desafiador para Lovato Jr, sua equipe e sua família em casa. Ele é um verdadeiro guerreiro do esporte e não posso dizer o suficiente sobre ele por tomar uma decisão tão difícil como essa. Sua saúde é a prioridade para nós e continuaremos a trabalhar com ele na abordagem dos próximos passos em sua carreira, juntos”, afirmou Scott Coker, presidente do Bellator.

Campeões renovam vínculo com o Bellator 

Atuais campeões peso-meio-médio e peso-mosca do Bellator, o brasileiro Douglas Lima e a havaiana Ilima-Lei Macfarlane tiveram seus respectivos vínculos ampliados com a organização. Macfarlane, por exemplo, anunciou que seu novo contrato tem duração de dez lutas e cinco anos, e através das suas redes sociais, celebrou a extensão do acordo. “Muito grata por poder permanecer no Bellator. Eles acreditaram em mim desde o início e foram muito bons para mim. Esta é a minha casa”, escreveu a lutadora.

Campeã dos moscas, Ilima-Lei Macfarlane tem 29 anos e está invicta no MMA, com 11 vitórias. Em sua última apresentação, no mês de dezembro, a casca-grossa derrotou Kate Jackson por decisão unânime dos jurados. Já o campeão meio-médio Douglas Lima reconquistou o cinturão da categoria em outubro, quando superou Rory MacDonald na grande final do GP da divisão, faturando ainda a quantia de US$ 1 milhão.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade