Leandro Higo se preparou por quase três meses para lutar no Bellator 241, evento que acontece nesta sexta-feira (13), em Connecticut, nos Estados Unidos. Até a semana passada, seu adversário seria Johnny Campbell, mas o americano sofreu uma lesão e precisou ser retirado do card. Em seu lugar, entrou Dominic Mazzotta, que aceitou a luta, mas na categoria dos penas (até 66kg). Mesmo tendo treinado e feito uma dieta para lutar no peso galo (61kg), o potiguar concordou que o duelo acontecesse em uma categoria acima. Mas, na pesagem oficial, que aconteceu na última quinta-feira (12), Mazzotta não bateu o peso, ficando 1,6kg acima do limite estabelecido.

“Infelizmente, a minha luta foi cancelada. Meu adversário ficou quase 2kg acima do peso e não aceitou o acordo da Comissão. Entendo que ele pegou a luta de última hora, mas fechamos uma categoria acima para facilitar e não parece que ele fez esforço para bater o peso assim mesmo. Estou muito triste, me sinto ótimo, pronto para lutar contra qualquer um. Mas vida que segue. Espero voltar em breve e dar um show”, disse.

Logo após Mazzotta não bater o peso, a organização do Bellator e a Comissão Atlética tentaram chegar a um acordo entre as partes, o que inicialmente ocorreu com os representantes de Mazzotta, mas o americano mudou de ideia pouco depois, o que consequentemente forçou o cancelamento do confronto.

“Nós entendemos que ele tinha ficado 3,5kg acima do peso, e a luta já tinha sido mudada do peso galo (61kg) para o pena (66kg). Então seriam 8,5kg acima da minha categoria. Pensando nisso, pedi 50% da bolsa dele. O Bellator falou com os representantes dele e acertamos em 30%. Já era hora de entrar para pesagem oficial, eu estava na fila. A Comissão foi falar com ele e ele disse que nunca concordou com 30% e a luta foi cancelada, sem nova proposta a ser feita para mim”, explicou Higo, que rebateu os argumentos do rival.

“Ele ficou 3,5 libras acima, o que dá 1,6kg. Ele agora está argumentando que daria 20%, e eu teria aceitado antes se não achasse que ele ficou mais de 3kg acima, mas agora não tem mais jeito. De qualquer forma, chegamos a um acordo e ele cancelou. Ele não queria lutar”, concluiu o representante da Pitbull Brothers.