Artigo: Coordenadores PPSC-UFRJ fazem recomendações para praticantes de artes marciais a respeito do novo coronavírus

Publicado em 14/03/2020 por: Yago Redua
Artigo: Coordenadores PPSC-UFRJ fazem recomendações para praticantes de artes marciais a respeito do novo coronavírus Novo coronavírus (Covid-19) tem avançado no cenário mundial e foi classificado como pandemia pela OMS (Foto: Divulgação)

publicidade

*Diante do descontrole na contenção do novo Coronavírus (Covid-19) que já infectou milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive atletas, e está se tornando um problema no Brasil também. O grupo de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates UFRJ torna pública essa carta com recomendações para atletas e praticantes de atividade física, a saber:

MATENHA distância de pelo menos um metro entre as pessoas. Como este distanciamento é impossível durante a prática de esportes de combate, e além disso, ficamos expostos às secreções respiratórias e suor do oponente, o cuidado deve ser redobrado! Evite aglomerações, como shows e eventos esportivos ou qualquer agrupamento.

Cancele ou evite viagens internacionais para treinamentos ou competições.

Após treinamentos, tome banho. No dia-a-dia, lave as mãos e seus equipamentos ou utilize álcool em gel com concentração acima de 70% de etanol, hipoclorito de sódio ou água sanitária para destruição do vírus.

Evite contato com pessoas com sintomas de gripe forte e peça para procurar um médico. Atletas com sintomas respiratórios mesmo que leves deverão evitar a prática de modalidades de contato até que seu diagnóstico esteja esclarecido.

Cubra nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descarte após o uso. Evite ao máximo tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

TREINE EM LOCAIS ABERTOS OU VENTILADOS. Caso tenha que compartilhar equipamentos ou pesos na academia, leve álcool com concentração acima de 70% de etanol, limpe o local e o equipamento onde seu corpo (mãos, tronco, braços, coxas, pernas) irá encostar antes de realizar seu exercício. Após o exercício, limpe novamente o local – TÉCNICOS, PROFESSORES E ATLETAS – GARANTAM A LIMPEZA DO TATAME OU DO LOCAL DE TREINO ANTES E DEPOIS DAS AULAS.

NÃO COMPARTILHE TOALHAS, ROUPAS USADAS, TÊNIS, GARRAFA DE ÁGUA, SCOOPS ou qualquer objeto que possa te deixar em contato com as secreções de outras pessoas; PARA COMBATES – material de proteção (luvas e capacetes, principalmente) não deverá ser compartilhado mesmo após higienização imediata, pois a umidade facilita a proliferação de microorganismos.

Evite comer em restaurantes, bares e locais que você não saiba a procedência da limpeza de mesa, cadeira, talheres e pratos. Caso necessite, desinfete com álcool a superfície e objetos.

*Coordenadores PPSC-UFRJ

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade