Bronze no Europeu, promessa da Double Five vence o Houston Open de Jiu-Jitsu e agora sonha com título mundial

Publicado em 15/03/2020 por: Yago Redua
Bronze no Europeu, promessa da Double Five vence o Houston Open de Jiu-Jitsu e agora sonha com título mundial João Matheus tem buscando adquirir experiência com grandes nomes do Jiu-Jitsu nos Estados Unidos (Foto: Arquivo Pessoal)

publicidade

O caminho até o topo não é fácil, não importa se você escolheu ser atleta, advogado ou médico. Ser o melhor requer sacrifícios, e a dedicação precisar começar bem cedo. No Jiu-Jitsu temos centenas de exemplos de atletas que abdicaram de boa parte da adolescência sonhando um dia em se tornar um atleta da ponta na faixa-preta. André Galvão, Bruno Malfacine, os irmãos Mendes, Marcus Buchecha e Rodolfo Vieira são apenas alguns exemplos que, ainda na faixa-azul, começaram a se destacar. Treinando Jiu-Jitsu há quatro anos, João Matheus Melo, de apenas 17 anos, se espelha na trajetória destes atletas para alcançar os seus objetivos. Por isso, o faixa-azul da equipe Double Five resolveu passar uma temporada em Dallas, nos Estados Unidos, para focar apenas no treinamento.

“Comecei a treinar no meu prédio com o meu padrasto, mas só percebi que era isso que eu queria quando peguei a faixa azul, em 2018. Comecei a gostar de competir e não parei mais. Sei que conquistar títulos requer sacrifícios e por isso decidir passar um tempo nos Estados Unidos treinando. Deixei para trás o conforto da minha casa, vou ficar longe dos meus pais e amigos por um tempo, mas sei que tudo isso vai valer a pena. Na verdade, já está valendo a pena”, declarou o carioca.

Aluno do faixa-preta Darwin Falcão, João Matheus também treina com o líder da Double Fight Tatu Escobar e está nos Estados Unidos contando com o auxílio dos campeões mundiais João Gabriel Rocha e Rafael Formiga. A jovem promessa vem colecionando títulos desde a categoria juvenil. Ele subiu praticamente ao pódio de todas as competições das quais participou. Este ano ele começou a lutar na categoria adulto e teve a sua segunda experiência internacional. Após fazer rifa de camisa e contar com a ajuda de amigos e da família, o faixa azul conseguiu viajar para Lisboa em janeiro para participar do Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF. E, assim como acontecia quando atuava na categoria juvenil, ele subiu ao pódio.

“Minha primeira competição internacional foi o Pan-Americano no ano passado, quando ainda lutava de juvenil. Esse ano, já como adulto, eu lutei o Europeu, onde fiz cinco lutas e conquistei o bronze. Foi muito bom o resultado, porque foi a minha primeira competição oficial da IBJJF lutando no adulto. Medalhar me deixou com a cabeça muito boa e confiante. A experiência de lutar na categoria adulto é diferente, mas é muito boa. Acho que o que mais mudou agora que luto no adulto é a questão da força. Mais do que a técnica, você percebe que os adversários são mais fortes. Mas estou me adaptando bem, e espero que daqui para frente seja só ouro”, disse o peso-pluma.

No último domingo (8) João Matheus participou de sua segunda competição internacional. Ele lutou no Houston International Open de Jiu-Jitsu da IBJJF e ficou com a medalha de ouro. Treinando há apenas uma semana em Dallas, um dos objetivo dele era subir no pódio do Pan-Americano, que acabou cancelado devido a pandemia de coronavírus. O outro objetivo é conquistar o pódio no Mundial, que ocorre no final de maio, na Califórnia.

“Estou nos EUA há uma semana e vou ficar aqui por três meses. Só vou embora depois do Mundial. Vim pra cá para me dedicar 100% aos treinos. Estou ficando na casa de um professor meu, o Rodrigo Lopes, e estou dividindo o quarto com os meus amigos Daniel Junior e o Eduardo Avelar. Foi muito bom participar do Houston Open e conquistar o ouro. Isso aumentou ainda mais a minha confiança. Infelizmente o Pan-Americano foi cancelado e o meu sonho adiado. Mas ainda tem o Mundial. Vou continuar me dedicando, porque o meu objetivo é subir no lugar mais alto do pódio”, concluiu.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade