Com lutas e disputas de título incríveis, relembre o que de melhor aconteceu nas divisões de peso do King of Mats da AJP

Publicado em 28/03/2020 por: Mateus Machado
Com lutas e disputas de título incríveis, relembre o que de melhor aconteceu nas divisões de peso do King of Mats da AJP Etapa do King of Mats no Rio de Janeiro foi o ponto alto da temporada (Foto: Ane Nunes/AJP)

publicidade

Após um lançamento de projeto bem-sucedido na temporada 2018/2019, a série “Abu Dhabi King of Mats” entrou na temporada 2019/2020 com o objetivo ainda mais alto na elite mundial das competições de Jiu-Jitsu. Todas as três classes de peso (peso leve, peso médio e peso pesado) tiveram eventos ao longo da temporada. A grande final foi no Rio, em novembro de 2019, quando três títulos estavam em jogo. Relembre abaixo as emoções de cada evento do ADKOM nos últimos 12 meses.

Abu Dhabi King of Mats – Peso Pesado

Moscou, Rússia

15 de junho de 2019

As feras mais pesadas entraram em ação primeiro. Dez dos atletas mais talentosos com mais de 94 kg se reuniram na Rússia. João Gabriel Rocha, Kaynan Duarte, Rudson Mateus, Jonnatas Gracie, Jackson Sousa, Gerard Labinski, Donghwa Choi, Adam Wardzinski, Ricardo Evangelista e Igor Silva foram responsáveis por um dia inteiro de emoções ininterruptas na Triumph Arena, em Moscou.

O brasileiro João Gabriel Rocha teve uma atuação espetacular a caminho da final, tendo superado a derrota por finalização contra Kaynan Duarte em sua primeira luta na fase de grupos. Na semifinal, Rocha sobreviveu a um ataque de armlock para passar a guarda de Jonnatas Gracie e vencer por 3 a 0. Na outra semifinal, Kaynan Duarte venceu Rudson Mateus por 4 a 2 pelo direito de lutar pelo título. O título terminou nas mãos de João Gabriel após um final de duelo arrepiante na grande decisão. Uma vantagem após uma queda nos segundos finais deu a João a liderança no placar para ele conquistar o título de campeão dos pesos pesados do ADKOM.

João Gabriel Rocha levou o primeiro título na divisão dos pesados (Foto: Ane Nunes/AJP)

Abu Dhabi King of Mats – Peso Leve

Tóquio, Japão

27 de julho de 2019

Isaac Doederlein veio, lutou e conquistou! O Ota Gymnasium foi palco de um emocionante dia de lutas, com oito dos melhores competidores pesos-leve do mundo, com Isaac, Gabriel Sousa, Diego Batista, Cleber Fernandes, Tomoyuki Hashimoto, Thiago Macedo, Wanki Chae e Nobuhiro Sawada.

Isaac cruzou a fase de grupos, finalizando Thiago em um armlock, vencendo Diego por 3 a 1 e Hashimoto também com um armlock. Nas semifinais, Isaac encontrou um armlock para finalizar Cleber, mas levou quase toda a partida para finalizar o combate. Gabriel chegou à final após derrotar Diego por 4 a 2. Isaac não perdeu muito tempo para garantir o título com uma chave de pé que não deixava Diego com outra opção, se não dar os três tapinhas. Os EUA finalmente tiveram um campeão do ADKOM.

Isaac Doederlein foi o grande destaque na etapa realizado no Japão (Foto: Ane Nunes/AJP)

Abu Dhabi King of Mats – Peso Médio

Los Angeles, EUA

14 de setembro de 2019

Gustavo Batista não tinha um caminho fácil para reivindicar seu título. Competindo contra sete feras, incluindo Isaque Bahiense, Tommy Langaker, Max Lindblad, Nathan Mendelson, Manuel Ribamar, Marcos Tinoco e Diego Ramalho, Batista deu tudo o que tinha para chegar ao topo. Na fase de grupos, ele venceu Marcos Tinoco por 14 a 0, depois conseguiu uma vantagem estreita por 1 a 0 sobre Tommy Langaker e, em seguida, finalizou Diego Ramalho com um estrangulamento nas costas.

Na semifinal, Gustavo rapidamente encontrou um caminho para um estrangulamento de arco e flecha e uma vaga na final. Isaque Bahiense chegou à final com uma vantagem de 1 a 0 nas vantagens sobre Marcos Tinoco. O título foi decidido em uma luta difícil e muito parelha, onde os riscos foram cuidadosamente tomados. Gustavo conseguiu uma vantagem de 2 a 0 no início e manteve o placar até o final. Ele comemorou uma das maiores conquistas de sua carreira jovem e bem-sucedida.

Gustavo Batista brilhou em seus combates na etapa de Los Angeles (Foto: Ane Nunes/AJP)

Abu Dhabi King of Mats – três disputas de título

Rio de Janeiro, Brasil

2 de novembro de 2019

A série Abu Dhabi King of Mats desembarcou no Rio para um compromisso curto, mas importante. Três novos reis foram escolhidos para serem coroados em três superlutas. O dia era 2 de novembro de 2019, segundo dia do Abu Dhabi Grand Slam Rio de Janeiro, e os três duelos deram início a um novo e emocionante conjunto de regras que transformou vantagens e penalidades em pontos.

Peso Leve

Leonardo Saggioro esperou mais de um ano para defender sua coroa. Depois de vencer a disputa inicial do ADKOM, em abril de 2018, ele deveria lutar contra Paulo Miyao, mas o oponente acabou sendo o americano Isaac Doederlein. A luta foi épica. No primeiro round, Doederlein impôs seu jogo e conquistou uma vantagem de 4 a 0. Quando tudo parecia perdido para Saggioro, o atual campeão entrou no modo casca-grossa para aplicar uma raspagem e grudar nas costas de Doederlein. O duelo terminou com uma vantagem de 7 a 5 a favor de Leonardo, que conseguiu permanecer como rei peso leve do ADKOM.

Peso Médio

Charles Negromonte e Isaque Bahiense se encontraram no Rio para lutar pela coroa. Negromonte teve a honra de ser o rei dos médios por mais de um ano, desde abril de 2018. Por outro lado, Bahiense teve a chance de competir no Brasil depois que Gabriel Arges não pôde estar presente. O combate foi agitado e Isaque trabalhou duro para construir um 11 a 6 com fortes passagens de guarda. A divisão dos médios, então, teve um novo rei: Isaque Bahiense.

Peso Pesado

A divisão mais pesada estava fadada a ver um novo campeão coroado. João Gabriel Rocha e Jackson Sousa conquistaram seu lugar merecidamente através de muito trabalho e dedicação. O confronto foi bem disputado, com ambos os concorrentes demonstrando muito respeito um pelo outro. Jackson trabalhou seu plano de jogo perfeitamente e conseguiu manter a luta onde queria até o final. Com experiência e técnica apurada, o casca-grossa construiu uma vantagem de 8 a 6 para garantir o título e se tornar o novo rei dos pesos pesados.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade