Estabilizado nos EUA, professor de Jiu-Jitsu agora quer mudar a vida de jovens brasileiros através do esporte; confira

Publicado em 05/03/2020 por: Mateus Machado
Estabilizado nos EUA, professor de Jiu-Jitsu agora quer mudar a vida de jovens brasileiros através do esporte; confira Marcelo Ribeiro com seus filhos e alunos do projeto nos Estados Unidos (Foto arquivo pessoal)

publicidade

Marcelo Ribeiro, 43 anos, está perto de completar 15 anos de Estados Unidos, e depois de vencer obstáculos, medos e desafios, ele enfim abriu sua própria academia de Jiu-Jitsu, a RMA BJJ, em Nolensville e em Brentwood, no Tennessee.  O professor, agora com 19 anos de faixa-preta, chegou na Terra do Tio Sam em meados de 2006 e viu no crescimento do esporte a oportunidade para mudar a vida da sua esposa e seus três filhos, hoje todos atletas da modalidade.

Marcelo é um empresário de respeito e tem até comissão importante em parte da Gracie Barra em Austin (TX), já que ele foi o responsável por comandar as primeiras escolas naquela cidade, em 2010. Em sete meses, depois da criação da escola e desenvolvimento de outras unidades, ele resolveu entregar o projeto e abrir seu próprio negócio, tendo bagagem em assuntos de criação de marca, gerenciamento de pessoas e gestão de academia. Hoje, por exemplo, suas duas academias somam mais de 380 alunos.

Com carreira consolidada nos negócios, o faixa-preta decidiu ajudar jovens atletas que moram no Brasil e têm o sonho de vivenciar a experiência de ser atleta profissional de Jiu-Jitsu nos Estados Unidos. Ele, ao lado da esposa, decidiu investir em quatro atletas da GFTeam neste ano. O objetivo do projeto “Xchange” é ensiná-los a como gerir a própria carreira e aprender inglês, fora as sessões de treinamento diário.

“Sempre tive a vontade de fazer um projeto social no Brasil, para ajudar jovens que vivem do Jiu-Jitsu e oferecer uma oportunidade de mudança de vida para eles. O meu objetivo de vida, por agora, é retribuir aos competidores merecedores tudo o que conquistei na América. Vou ajudar e direcionar cada um para que sua carreira cresça a partir desse ano, como atleta e pessoa. Eles vão ter estruturas para desempenhar seu melhor dentro do tatame”, explicou o CEO do projeto, antes de destacar como ele funciona na prática.

“Aqui somos uma família, todos os quatro atletas ficam em nossa casa. Eu quero que eles tenham a experiência de perto para ver como um gestor de negócios vive nos Estados Unidos. Nós passamos boa parte treinando e estudando, já que minha esposa é responsável por lecionar as aulas de inglês. Temos um material didático como base para que eles possam aprender a se comunicar, mesmo que seja de forma básica no início. Esse é o business que eles mais precisam. Quero que eles criem uma conexão com minha família e que suas habilidades cresçam mais e mais. Esses atletas já sabem que só com trabalho duro o resultado vai aparecer”, reflete Marcelo, que também foi diretor de arbitragem da IBJJF por longos anos.

Por fim, Ribeiro aproveitou para festejar as conquistas dos seus filhos. Recentemente, no início de fevereiro, seu filho mais novo, Gabriel, foi campeão no Pan Kids da IBJJF. E João, o mais velho, foi medalhista de prata e bronze no Mundial 2019, também da IBJJF. Ele analisou os desafios de ser professor e pai ao mesmo tempo.

“É maravilhoso dividir essa jornada com meus filhos. João e Gabriel vivem o ‘lifestyle’ do esporte, são focados e me ajudam bastante a dar aula no dia a dia. Os resultados expressivos de ambos me deixam orgulhoso, emocionado e feliz. É apenas o começo, pois eles têm objetivo em longo prazo. Meu papel de pai é apoiar e direcioná-los para o melhor caminho da vida em tudo em que eles desejarem fazer. Eu sou o exemplo mais próximo para os meus filhos de que nada vem fácil, nossa família batalhou muito para estar vivendo isso tudo que estamos presenciando hoje. Tudo se resume ao trabalho duro, foco, humildade, respeito e amor”.

Se você tem interesse em participar deste projeto, envie um e-mail para teamribeiro@gmail.com.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade