Fábio Gurgel cita procedimentos e cuidados que os praticantes de Jiu-Jitsu devem tomar diante do coronavírus

Publicado em 12/03/2020 por: Yago Redua
Fábio Gurgel cita procedimentos e cuidados que os praticantes de Jiu-Jitsu devem tomar diante do coronavírus Fábio Gurgel comentou sobre a importância da Defesa Pessoal no Jiu-Jitsu (Foto reprodução/ Instagram)

publicidade

O novo coronavírus (Covid-19) vem ganhando cada vez mais espaço e impactando de forma sem precedentes a economia mundial, os eventos esportivos e a rotina das pessoas. O cancelamento do Pan (IBJJF) e o adiamento do Abu Dhbi World Pro (UAEJJF) reforçam ainda mais o sinal de alerta dentro da comunidade do Jiu-Jitsu. Fábio Gurgel, o General da Alliance, divulgou em seu site alguns procedimentos que estão sendo feito por todas as filiais do time.

Um dos nomes mais respeitados no cenário internacional do Jiu-Jitsu, Gurgel reforçou o cuidado que é preciso ter neste momento e o impacto que outras unidades tiveram em países mais afetados pelo vírus, que foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na quarta-feira (11), como pandemia. Essa denominação mostra que o novo coronavírus aparece em todas as partes do mundo.

Veja abaixo o texto na íntegra:

“A Alliance vem através deste comunicado dizer a todos seus alunos e professores que vem acompanhando de perto a evolução mundial do coronavírus que ontem foi considerado uma pandemia pela OMS. Estamos tomando todas as providências no reforço da higiene em nossas instalações para que nossos tatames e demais dependências possam prevenir a propagação do vírus. As academias têm recomendação para desligarem os bebedouros, disponibilizar álcool gel anti bactericida e usar desinfetante diariamente no tatame.

Temos academias em 25 países, incluindo a China, onde nossa filial ficou fechada por quase um mês por determinação do governo e aos poucos volta a sua normalidade. Sabemos da probabilidade dos desdobramentos para outros lugares e estamos atentos às recomendações dos órgãos competentes em diversas localidades para podermos orientar nossa comunidade.

Importante porém tirarmos da cabeça a letalidade do vírus Covid-19, que não é muito maior que o de uma gripe comum e bem menor do que o já conhecido H1N1 (gripe suína), as pessoas em maior risco são em sua maioria idosos, fumantes e pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.

Acredito que nossos alunos, devido a prática constante de atividade física, não se incluem neste grupo. No entanto, entendemos que podemos conviver com pessoas nessas condições e por isso se faz necessário que tomemos algumas precauções de higiene e saúde.

Lavar as mãos e utilizar álcool gel (70%), cobrir o rosto ao espirrar ou tossir e principalmente ao sentir qualquer sintoma de gripe, FICAR EM CASA. O prazo de incubação do vírus é entre 2 e 14 dias, logo se você teve contato com alguém que confirmou o contágio deve também procurar um serviço médico e esperar esse tempo fora do tatame. Acredito que a comunidade do Jiu-Jitsu vai passar por esse momento com responsabilidade e segurança cuidando uns dos outros como sempre fazemos.

Se alimente bem, se hidrate bastante e mantenha seu nível de atividade física, isso é o que nos mantém saudáveis e mais longe de qualquer doença. Continuaremos monitorando e seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde através do Doutor infectologista David Uip (veja no link as ultimas recomendações, http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/)”.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade