Reunião entre COI e Japão define o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021 por conta do coronavírus; saiba mais

Publicado em 24/03/2020 por: Yago Redua
Reunião entre COI e Japão define o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021 por conta do coronavírus; saiba mais Presidente do COI, Thomas Bach se reuniu com lideranças para confirmar o adiamento dos Jogos (Foto Christophe Moratal / IOC)

publicidade

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão oficialmente adiados para 2021. O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou nesta terça-feira (24) a decisão após entrar em acordo com o governo japonês, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo o mundo. A nova data para a realização do evento ainda não foi definida.

A reunião decisiva para sacramentar o adiamento foi por teleconferência entre o presidente do COI, Thomas Bach, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, contando também com lideranças como Yoshiro Mori (presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020), Seiko Hashimoto (Ministra Olímpica) e Yuriko Koike (governadora de Tóquio). No domingo, os responsáveis pediram quatro semanas para um posicionamento.

LEIA A REVISTA COMPLETA, AQUI

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas nesta terça-feira pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional”, apontou a nota oficial do COI sobre a decisão de não realizar mais os jogos neste ano.

Nos últimos dias, o COI sofreu pressão de algumas delegações, como Canadá, Austrália e Noruega, que ameaçaram boicote os Jogos. O Comitê Olímpico Brasileiro e outras entidades reforçaram o pedido para a não realização do evento em 2020, que estava programado para começar no fim do mês de julho.

Apesar da mudança para 2021, os Jogos Olímpicos seguirão com o nome de “Tóquio-2020”. Essa é a primeira vez que as Olimpíadas são adiadas. As edições de 1916, 1940 e 1944 não foram realizadas por conta das Guerras Mundiais. O novo coronavírus já contaminou quase 400 mil pessoas em todo o mundo e matou cerca de 20 mil. O vírus teve origem na China e se alastrou por todos os continentes e países.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade