Considerada uma das principais organizações de MMA do mundo atualmente, a PFL (Professional Fighters League), assim como UFC, Bellator e outras grandes franquias, também foi impactada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira (20), a organização anunciou o cancelamento da temporada 2020, com planos de retomar seu formato de temporada regular e playoffs na primavera de 2021 nos Estados Unidos, ou seja, por volta de março de 2021. Para este ano, de acordo com uma declaração oficial da organização, a PFL pretende criar uma “nova programação original”.

O anúncio emitido pela organização americana também ressalta que os lutadores que fazem parte do plantel da franquia continuarão a receber seus benefícios mensais em dinheiro ao longo do ano de 2020.

Confira a nota oficial divulgada pela PFL: 

“A Professional Fighters League (PFL), a primeira e única organização a apresentar o MMA no formato de temporada esportiva, onde lutadores individuais competem em uma temporada regular, playoffs e campeonato, anunciou hoje várias medidas. Em primeiro lugar, sua próxima temporada 2020 foi remarcada para a primavera de 2021, devido à pandemia sem precedentes da Covid-19. A temporada PFL 2021 será novamente distribuída nas plataformas da ESPN nos EUA e em 160 países pelos parceiros de mídia internacionais da liga. Além disso, a PFL anunciou que, para 2020, criará uma nova programação original para distribuição nas plataformas. Por fim, a PFL anuncia que pagará aos lutadores da liga uma bolsa mensal em dinheiro para ajudar a sustentar eles e suas famílias ao longo de 2020″. 

Presidente da organização, Peter Murray também se posicionou sobre o cancelamento da temporada 2020 e reforçou que a atitude foi tomada visando a saúde e segurança dos atletas, fãs, parceiros e funcionários.

“À luz da pandemia da Covid-19, a Professional Fighters League reagendou nossa temporada de 2020 para a primavera de 2021. A PFL é uma liga global de MMA, com atletas de mais de 25 países, e nossa decisão é guiada pela saúde e segurança de nossos lutadores, fãs, parceiros e funcionários do evento.

A missão da PFL é evoluir e expandir o esporte, e estamos ansiosos para apresentar nosso formato exclusivo de temporada esportiva com eventos de temporada regular, playoff e campeonato nas plataformas da ESPN no próximo ano. A PFL sempre se concentrou em oferecer o melhor produto de MMA feito para TV e continuaremos a oferecer a experiência de luta mais inovadora daqui para frente. Os fãs também podem esperar a PFL elevar nossa lista com novas contratações de lutadores de calibre, como Rory MacDonald.

Para o restante de 2020, a PFL apoiará nossos combatentes com uma bolsa mensal em dinheiro para ajudar a fornecer algum alívio durante esses tempos difíceis. Além disso, para fãs de esportes que conhecemos procurando conteúdo atraente, a PFL fornecerá uma nova programação original nas plataformas ESPN e PFL. A PFL continuará sendo inovadora no mundo do esporte. Nossos pensamentos estão com todos aqueles afetados pelo coronavírus. Voltaremos mais fortes”.