Por trás da foto: promessa do Instituto Reação, judoca de 15 anos coloca título olímpico como meta e cita os desafios

Publicado em 06/04/2020 por: Yago Redua
Por trás da foto: promessa do Instituto Reação, judoca de 15 anos coloca título olímpico como meta e cita os desafios Duda Claro participou do Torneio Abertura da FJERJ neste começo de 2020 (Foto divulgação FJERJ)

publicidade

Eduarda Claro, conhecida como Duda, é atleta sub-18 no Judô e pertence a equipe do Instituto Reação, uma das principais escolas do país. Com títulos do Brasileiro Regional, Estadual e Torneio de Abertura, que são algumas das principais competições da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e da FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro), a jovem de 15 anos tem como meta ser campeã olímpica na modalidade.

Para alcançar o objetivo de representar o Brasil em Jogos Olímpicos e repetir o feito de Rafaela Silva, por exemplo, que também saiu do Instituto Reação, Duda precisará percorrer um caminho de superação.

A lutadora contou em entrevista à TATAME que, mesmo ainda nova, precisa superar as lesões que marcam a vida de um atleta de alto rendimento. Além disso, como sacrifício para colher as medalhas de ouros no futuro, precisa abandonar parte da vida social de um adolescente: “O que dificulta muito são as lesões, e ter que deixar de lado uma vida normal de um adolescente, o que também é complicado”, contou Duda.

No Judô há nove anos, a carioca entrou na modalidade para seguir os passos do irmão, Luís Felipe Claro, que passou a treinar com o Sensei Lane Amorim. A jovem promessa ainda comentou quando decidiu levar o esporte com mais seriedade quando entrou para o Instituto Reação, referência no Judô brasileiro.

“Quando eu tinha 6 anos (iniciou no Judô), um ano após o meu irmão começar a treinar. Aí, me apaixonei pelo esporte. (Decidiu levar o Judô como profissão) Desde o momento que eu entrei no Reação e comecei a ter contato com atletas de alto rendimento e um dos meus Senseis, o Geraldo Bernardes”, concluiu.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade