Queen of Mats: relembre os títulos de Luiza Monteiro e Gabi Pessanha no torneio feminino mais inovador da temporada

Publicado em 14/04/2020 por: Diogo Santarém
Queen of Mats: relembre os títulos de Luiza Monteiro e Gabi Pessanha no torneio feminino mais inovador da temporada Luiza Monteiro foi a primeira campeã de um evento do Queen of Mats (Foto Ane Nunes / AJP)

publicidade

A temporada 2019/2020 foi o momento em que o Jiu-Jitsu feminino alcançou novos patamares. Em 1 de novembro de 2019, a AJP lançou a primeira edição do “Queen of Mats” (Rainha dos Tatames, em tradução livre), que desembarcou no Rio de Janeiro com seis das competidoras mais talentosas da categoria peso leve: Luiza Monteiro, Ana Rodrigues, Bianca Basílio, Amal Amjahid, Ana Talita Alencar e Mayssa Bastos. O formato da competição e o conjunto de regras se mostraram perfeitos para partidas ainda mais emocionantes, em um verdadeiro show de arte suave protagonizado pelas faixas-preta. Na sequência, em 17 de janeiro, foi a vez das atletas do peso pesado – Gabi Pessanha, Nathiely Jesus, Kendall Reusing, Thamara Silva, Martina Gramenius e Samantha Cook – desfilarem sua técnica.

Relembre abaixo:

  • Queen of Mats: peso-leve
    1 de novembro de 2019, Rio de Janeiro, Brasil

Luiza Monteiro estava “pegando fogo” no Rio de Janeiro, somando três finalizações em quatro lutas até o cobiçado título. Sua campanha no Grupo B começou com um justo triângulo sobre Talita Alencar. Mais tarde, em confronto contra a belga Amal Amjahid, uma chave de braço lhe rendeu a vitória.

A semifinal colocou Luiza frente a sua rival Bianca Basílio. E mantendo o nível das performances anteriores, Luiza encaixou um estrangulamento para garantir seu lugar na finalíssima contra a casca-grossa Ana Rodrigues, que chegou à decisão após derrotar Bia Basílio, Mayssa Bastos e, na semi, Amal Amjahid.

Na luta pelo título, Luiza usou toda a sua técnica e experiência para superar a vitalidade de Ana. Depois de resistir a um ataque nas costas, Monteiro atacou com um estrangulamento, mas Ana foi implacável em sua defesa. No fim, uma vantagem de 4 a 0 nos pontos foi o suficiente para declarar Luiza a primeira campeã do Queen of Mats: “Eu estou tão feliz! Queria colocar meu jogo em prática e finalizar todas as minhas adversárias. E quase fiz isso. É uma honra competir contra adversárias tão difíceis da nova geração e provar que o Jiu-Jitsu feminino pode ser tão emocionante quanto o masculino”, afirmou a experiente faixa-preta.

  • Queen of Mats: peso-pesado
    17 de janeiro de 2020, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Ser considerado favorito significa muitas vezes aumentar a pressão, fato com o qual alguns atletas têm problemas em lidar. Porém, esse não é o caso da jovem Gabrieli Pessanha. Depois de governar a divisão até 95kg em um passado recente da AJP, Gabi chegou à Abu Dhabi no dia 17 de janeiro como favorita ao título no primeiro Queen of Mats na divisão peso pesado. Gabi se juntou a Nathiely Jesus, Kendall Reusing, Thamara Silva, Martina Gramenius e Samantha Cook em uma reunião histórica de talentos.

Jovem Gabi Pessanha é a atual campeã no peso pesado (Foto Ane Nunes / AJP)

Ela lutou quatro vezes para chegar ao topo do pódio. Na fase de grupos, Gabi venceu Thamara Silva por 6 a 4 depois de ficar atrás no placar por 0 a 4, e chegou à semifinal com uma vitória por 4 a 0 sobre Martina.

Na semi, Pessanha se encontrou com uma velha conhecida: Kendall Reusing, dos EUA. Normalmente, seria uma partida difícil e disputada, mas desta vez Gabi conseguiu impor seu jogo e anotar 11 a 0 no placar. Do outro lado da tabela, Nathiely Jesus chegou à final com três vitórias e três finalizações. Ela pegou Kendall com uma Kimura, estrangulou a britânica Samantha Cook, e nas semis, novo estrangulamento em Thamara.

O combate valendo ouro foi mais um encontro emocionante de uma das principais rivalidades do Jiu-Jitsu feminino hoje. Gabi Pessanha e Nathiely Jesus são sempre protagonistas de partidas intensas. Em Abu Dhabi, entretanto, elas foram cuidadosas, e uma estreita vantagem de 2 a 1 garantiu o ouro para Gabi: “Muita gente ainda duvidava de mim. Disseram que eu era muito jovem, apenas 19 anos. Bem, agora eu sou a rainha. Quero agradecer a Deus e toda a minha família, amigos e colegas de equipe pela ajuda”, disse Gabi.

A série “Queen of Mats” retornará na temporada 2020/2021 com novos eventos emocionantes. Para as últimas notícias da temporada 2020/2021 do AJP Tour, acesse ajptour.com ou siga o Instagram @ajptour.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade