COB lança guia com diretrizes e protocolos para a prática esportiva durante a pandemia do novo coronavírus; confira os detalhes

Publicado em 13/06/2020 por: Yago Redua
COB lança guia com diretrizes e protocolos para a prática esportiva durante a pandemia do novo coronavírus; confira os detalhes Comitê Olímpico Brasileiro lançou um guia para o reinício dos treinos durante pandemia (Foto:

publicidade

Em mais uma ação para garantir um ambiente seguro e saudável para a prática esportiva no Brasil e procurando oferecer o máximo de informações possíveis para que todos os agentes do esporte nacional, sobretudo os atletas, possam basear suas ações no retorno às atividades, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou na sexta-feira (12) o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19 (veja aqui). O documento foi elaborado seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e observando exemplos e parâmetros bem sucedidos adotados por entidades esportivas internacionais até agora.

“O COB prioriza a segurança, saúde e integridade física de todos os envolvidos com a prática esportiva de alto rendimento no país e assim tem trabalhado em parceria com as confederações, atletas e seu entorno. Preconizando o atendimento das orientações das autoridades de saúde, suas normas e decretos governamentais, o COB espera que este guia sirva como base de consulta também para outras instituições esportivas. Estamos trabalhando para que o retorno às atividades esportivas seja gradual, progressivo e com normas e procedimentos adequados que visem a segurança de todos os usuários”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, treinadores e consultores, o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19 está dividido em 15 volumes. Seu conteúdo detalha de forma minuciosa a retomada gradual das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.

Administrado pelo COB desde 2008, o Centro de Treinamento Time Brasil recebe cerca de 200 atletas por mês. A previsão é que a volta dos atletas seja realizada em cinco fases diferentes, começando com um pequeno grupo, e aos poucos normalizada. Todos os atletas e demais profissionais que ingressarem no CT serão submetidos semanalmente aos mais rigorosos procedimentos de diagnósticos para verificar a resposta imune.

“A utilização do CT Time Brasil será adequada às normas de convívio social e profissional determinadas através das orientações técnicas dos órgãos de saúde pública. Fazendo uma gestão dos riscos, identificando quais são suas maiores incidências, propondo estratégias de controle e validando isso com os órgãos de saúde, temos a possibilidade de retornar mais rapidamente à prática esportiva. Não há uma data definida para a reabertura do CT. Temos que aguardar as liberações dos órgãos de saúde pública e avaliar os impactos”, observou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

O Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19 apresenta ainda uma série de orientações comuns a todos os segmentos do esporte, normas de segurança, estudos médicos referentes aos impactos no ambiente esportivo, além de protocolos específicos para 40 modalidades olímpicas.

Veja abaixo os 15 volumes do Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19:

ESTUDOS E CONSIDERAÇÕES
Volume 1 – Apresentações e Princípios Gerais
Volume 2 – Procedimentos para Aberturas de Instalações Esportivas
Volume 3 – Recomendações Médicas
Volume 4 – Recomendações para a Realização de Atividades Esportivas

PROTOCOLO DE RETORNO DO CENTRO DE TREINAMENTO TIME BRASIL
Volume 5 – Diretrizes, Fases e Orientações
Volume 6 – Arena de Ginástica Artística
Volume 7 – Laboratório Olímpico
Volume 8 – Parque Aquático
Volume 9 – Força e Condicionamento
Volume 10 – Serviços Médicos
Volume 11 – Serviços de Fisioterapia e Massoterapia
Volume 12 – Preparação e Saúde Mental
Volume 13 – Sala de Esportes de Combate

LINKS EXTERNOS
Volume 14 – Protocolos e Sites de Referência
Volume 15 – Artigos Científicos de Referência

MATERIAIS PRÁTICOS COMPLEMENTARES
– Liberação Miofacial
– Orientações para monitoramento da carga interna, recuperação e bem-estar
– Recomendações aos Atletas do Time Brasil
– Treine com o Time Brasil

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade