Matheus Serafim articula protocolos para reabertura das academias em São Paulo: ‘Eu quero mostrar que estamos preparados’

Publicado em 03/06/2020 por: Mateus Machado
Matheus Serafim articula protocolos para reabertura das academias em São Paulo: ‘Eu quero mostrar que estamos preparados’ Matheus Serafim vem tentando agilizar o processo de reabertura das academias (Foto: Divulgação)

publicidade

* O debate e medidas em torno da flexibilização e aberturas econômicas progressivas tomaram conta de diversos estados do país a partir do fim de maio. Em São Paulo, o governo anunciou no último dia 27 a prorrogação da quarentena no estado por mais 15 dias, com “uma retomada consciente de algumas atividades econômicas”, de acordo com o governador João Dória. Denominado Plano São Paulo, a proposta prevê cinco etapas. As regiões serão classificadas em fases por cor, de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios. A cada sete dias, isso será reavaliado. Depois, a cada 15 dias, a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações. Na fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais; na fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições; na fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores; na fase 4,  verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3; na fase 5, azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Nas medidas determinadas, a reabertura das academias estaria enquadrada na fase 4, com uma série de medidas preventivas. Faixa-preta de Jiu-Jitsu e ex-lutador de MMA, Matheus Serafim, que também é responsável por liderar o “Lutar para Vencer”, considerado o “maior projeto social de Jiu-Jitsu do país”, situado em São Paulo, é um grande defensor da antecipação da reabertura e contou como vem tentando agilizar esse processo, citando não apenas as academias de artes marciais, como também as de musculação.

“Estamos tentando ajudar na reabertura das academias, tentando entender como isso pode ser feito de maneira mais rápida, porque se você for pensar nas academias de luta, é mais difícil, porque tem o contato físico, então acaba sendo quase a última fase de reabertura. Estou tentando agilizar esse processo, mostrar para as autoridades que também podemos ter alguns sistemas de segurança para que ocorra a reabertura de forma mais rápida. Ontem (terça-feira), me encontrei com o secretário de esportes do município para saber o melhor caminho a ser tomado. Fui entregar um protocolo de reabertura das academias de artes marciais e projetos sociais, e ele me passou uma lista do que precisa ser feito… Buscar assinaturas, falar com presidentes de associações, entre outras coisas. Estou tomando a frente de tudo isso, quero juntar todas as associações de academias de lutas e de musculação, quero brigar por toda essa classe, a classe do esporte. As academias podem estar preparadas para ocorrer a reabertura, logicamente, com toda a segurança, com autorização da vigilância e outros procedimentos. Estou buscando todas as informações possíveis para viabilizar tudo isso”, garantiu Matheus, que falou ainda sobre a importância da reabertura das academias no atual momento.

“Com essas fases de reabertura atuais, as academias seriam as últimas a reabrir. Estou correndo contra o tempo e falando com as autoridades necessárias para mostrar que temos todos os requisitos de segurança para poder antecipar a reabertura. A minha briga é mostrar que as academias estão preparadas para a reabertura, que elas não precisam reabrir somente na fase 4. Além disso, as academias precisam ser uma das primeiras a serem reabertas, por questão de imunidade e todos os benefícios que a prática do esporte e de uma atividade física trazem”, encerrou.

* Por Mateus Machado

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade