Uma das lutas mais aguardadas pelos fãs de MMA para 2020 foi confirmadas por Dana White, presidente do UFC, em entrevista à CNN americana nesta terça-feira (28). Pela unificação dos cinturões da divisão peso leve, Khabib Nurmagomedov, campeão linear, e Justin Gaethje, campeão interino, vão se enfrentar na luta principal do UFC 254, marcado para o dia 24 de outubro, em local ainda a ser definido pela organização.

O confronto entre Khabib e Gaethje, inicialmente, estava programado para acontecer no próximo mês de setembro, mas por conta da pandemia e do falecimento do pai do russo, Abdulmanap Nurmagomedov, em decorrência de complicações do novo coronavírus, acabou adiado.

Aos 31 anos, Khabib Nurmagomedov é, atualmente, o campeão mais dominante do UFC. Dono do cinturão dos leves desde 2018, o russo segue invicto no MMA, com 28 triunfos em 28 lutas. Sua última atuação aconteceu em setembro do ano passado, quando Khabib finalizou Dustin Poirier no terceiro round.

Com a mesma idade de Khabib, o americano Justin Gaethje conquistou o título interino em maio deste ano quando, já em meio à pandemia, substituiu o russo – impossibilitado de deixar seu país por conta das fronteiras fechadas – na luta principal do UFC 249 e derrotou Tony Ferguson por nocaute no quinto round. Em sua trajetória no MMA, “The Highlight” soma 22 vitórias – 19 nocautes – e apenas dois reveses.