Sem organizar eventos há sete meses, IBJJF anuncia Pan e Opens nos EUA; atletas brasileiros questionam decisão

Publicado em 21/08/2020 por: Yago Redua
Sem organizar eventos há sete meses, IBJJF anuncia Pan e Opens nos EUA; atletas brasileiros questionam decisão IBJJF vai fazer a retomada dos eventos em Austin e Oklahoma (Foto: IBJJF)

publicidade

*A pandemia do novo coronavírus teve um profundo impacto em vários setores da sociedade. No Jiu-Jitsu, a IBJJF teve seus principais eventos adiados – Mundial, Brasileiro e Pan – e não organiza nenhum torneio desde fevereiro (Kansas e Londres Open). No entanto, no próximo dia 19 de setembro, em Austin, no Texas (EUA), a entidade vai promover o retorno de suas competições. Além disso, a federação também anunciou que o Pan será disputado entre os dias 8 e 11 de outubro em Orlando, na Flórida (EUA).

Os eventos nesta retomada vão contar com diversas regras de controle sanitário para os atletas e todos os envolvidos no torneio. A presença do público não será permitida e cada atleta só poderá levar um treinador – além do uso obrigatório de máscaras e protetores faciais (face shields). As três competições terão limite máximo de competidores. De acordo com o protocolo da IBJJF no site oficial, não há informação sobre a realização de testes para Covid-19 nos atletas. Filipe Faria, dirigente da IBJJF, contou à TATAME sobre a escolha das cidades de Orlando, Austin e Oklahoma para abrigar os primeiros campeonatos neste recomeço.

“Depois de uma pesquisa com os professores em diversas regiões a respeito do nível de atividade nas academias, segurança e estágio de abertura permitidos pelos governos locais. Com esses dados Austin se mostrou um lugar com boas chances para se tentar um evento. Estamos super empolgados para ver os atletas de volta à ação nos tatames. Nós tomamos algumas medidas novas como ausência de público e algumas outras, estamos trabalhando para todos terem um uma ótima experiência durante o campeonato com o maior nível de segurança possível”, apontou Felipe sobre a expectativa para este recomeço.

Importantes nomes do Jiu-Jitsu estão registrados Austin Open: Xande Ribeiro, Isaac Doederlein, Thiago Macedo, Márcio André, Manuel Ribamar, Nathalie Ribeiro, Igor Paiva, entre outros. Confira a lista, AQUI.

Recomendações sanitárias da IBJJF:

– Todo atleta poderá levar um treinador ou acompanhante; nenhum outro espectador será permitido.

– Para o bem de todos os competidores e funcionários, verifique sua temperatura antes de ir para o evento. Se houver algum sinal de sintomas ou alta temperatura, por favor, permaneça em casa e contate seu médico. Isso é extremamente importante para todos os envolvidos.

– Se você estiver doente ou tiver sido exposto a alguém com resultado positivo para Covid-19, fique em casa e entre em contato com seu médico.

– Todos os nossos equipamentos serão devidamente higienizados antes e durante o evento ao longo do dia.

– Máscaras ou protetores faciais devem ser usados dentro do ginásio e só podem ser removidos na hora da luta.

Nas redes sociais, importantes lutadores de Jiu-Jitsu questionaram o fato de as fronteiras ainda estarem fechadas e diversos atletas, que retornaram para o Brasil durante a pandemia, não poderão competir. Confira abaixo algumas mensagens que foram publicadas no post da IBJJF sobre o anúncio do evento!

Gabi Garcia Eu quero muito competir! acho que estamos precisando disso! Mas me coloco no lugar dos atletas que estão no Brasil! Eu acho que eu ficaria muito triste! Dois lados da moeda!

Max Gimenis – As fronteiras estão fechadas, e o vírus ainda está aí, e é sério, fui detectado com Covid mês passado. Saio do isolamento essa semana, graças a Deus passei por isso, mas sabemos quantas pessoas morreram, será que vale a pena expor todos os atletas e alunos?

Anna Rodrigues – Assim fica difícil, @ibjjf. Sem os brasileiros esse Pan será inválido! Mas vocês não estão preparados pra essa conversa.

Ana Schimitt – Como assim Pan? Com essa situação no mundo… Brasileiros não estão liberados nem para treinar direito, muito menos podem entrar nos EUA!

Gabriela Fechter – Fico feliz em ver o mundo voltando. Mas fico muito triste de ser parte de uma grande maioria que não pode viajar e lutar.

View this post on Instagram

We are very happy to announce that registration is now available for the Pan Championship 2020.⁠ Date: October 8*, 9*, 10, 11.⁠ Early Registration Deadline: Sep 2nd⁠ Final Registration Deadline: Sep. 28th⁠ Location: Silver Spurs Arena – Orlando – FL⁠ ⁠ Please visit ibjjf.com for more information.⁠ ⁠ Pre Schedule will be posted soon.⁠ Points are NOT required.⁠ Limited spots available.⁠ Limited occupancy. No spectators allowed. ⁠ Competitors can only enter the venue on the day they are competing. ⁠ Competitors can bring one companion only.⁠ Schedule will be done with extra time in between divisions.⁠ Mats will be mopped and barricades wiped down every hour. ⁠ Face covering required at all times.⁠ Staff to wear mask and face shield.

A post shared by IBJJF (@ibjjf) on

*Por Yago Rédua

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade