Anderson Silva é o maior da história no MMA? Comentaristas e fãs respondem sobre debate que vem ganhando as redes

Publicado em 29/10/2020 por: Yago Redua
Anderson Silva é o maior da história no MMA? Comentaristas e fãs respondem sobre debate que vem ganhando as redes Anderson é tido por muitos fãs como o maior de todos os tempos (Foto reprodução)

publicidade

> PROJETO SUA OPINIÃO

No próximo sábado (31), em Las Vegas (EUA), acontece a despedida de Anderson Silva do UFC após cerca de 14 anos de serviços prestados à organização. O brasileiro vai encarar Uriah Hall na luta principal do UFC Fight Night 181, em combate válido pelo peso médio. Por outro lado, o futuro do ex-campeão, aos 45 anos de idade, ainda é incerto, e a pergunta que tem sido feita nos últimos dias – em especial depois de Khabib Nurmagomedov se aposentar e Jon Jones comprar a polêmica – é: quem é o maior de todos os tempos no MMA?

Por muito tempo, principalmente enquanto esteve no auge e encantou milhares de fãs de MMA, o “Spider” carregou o rótulo de melhor do mundo de forma indiscutível. Mas, como em todo esporte, nomes vão surgindo, novas histórias são escritas e o posto de “GOAT” começou a ganhar outros concorrentes. A TATAME, então, usou suas redes sociais para perguntar aos seguidores se Anderson Silva era o maior de todos tempos, além de conversar com dois especialistas que acompanham o brasileiro por toda a carreira.

Ex-lutador e comentarista, Carlão Barreto apontou Anderson como um dos maiores artistas marciais da história dos esportes de combate. O faixa-preta de Jiu-Jitsu citou as caraterísticas técnicas e o poder de alcançar pessoas que não são fãs de MMA como fatores que aumentam mais o tamanho do ex-campeão.

“Sem dúvida em um dos maiores lutadores da história e um dos maiores artistas marciais. Você vê-lo lutar, parece que ele baila no cage, pela facilidade que tem para se movimentar e toda plasticidade. Ele é um lutador excepcional, estará no Hall da Fama e é um dos maiores de todos os tempos. Até quem não gosta de luta, para e assiste o Anderson lutar. Ele fecha um ciclo na carreira de atleta, que ele, com muita perseverança, estendeu bastante. Mas conseguiu um legado e o seu nome jamais será esquecido. Suas lutas embalaram muitas madrugadas e com certeza o Anderson é orgulho nacional”, destacou Carlão.

Marcelo Alonso, jornalista especializado em MMA, desenvolveu uma tabela em seu blog no UFC para escolher o maior de todos os tempos. Ele citou que Anderson tem como principais trunfos a genialidade, por trazer novas técnicas que ficarão para sempre na modalidade e vão inspirar gerações futuras, e também os fatores de risco, como se aventurar diante de Daniel Cormier, em 2016, e topar assumir a luta pouco mais de 48 horas antes do combate. Sendo que, naquela ocasião, o brasileiro se recuperava de uma cirurgia de apendicite. No entanto, Alonso acredita que Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados, leva certa vantagem.

“A questão pra mim que faz o Jones ser o indiscutivelmente maior é numérica. Além das defesas de título, pegou os maiores de três gerações e venceu de forma dominante. O Jones é fruto do que o Anderson fez, mas pra mim é o Anderson 2.0. O Anderson teve que entender o desenvolvimento do esporte para colocar novas técnicas, para se transformar em um lutador melhor. Já Jon Jones veio com tudo completo, além de ser fisicamente perfeito para o MMA, e o Anderson, não. Tem as pernas finas e características que fisicamente não são tão perfeitas. O Jon Jones, por isso, passa o Anderson por uma cabeça”, analisou.

Através de uma publicação no Instagram, a TATAME também abriu espaço para os seguidores opinarem sobre o assunto e colocaram os seus pontos de vista. Confira abaixo algumas opiniões dos seguidores: 


“Anderson foi mais inteligente e Jones teve os adversários mais difíceis. No atual momento vejo Jon Jones em 1º, Anderson Silva em 2° e Georges St-Pierre em 3º”, @lfharry13.

“Independente de qualquer coisa, Anderson Silva foi o lutador que teve as performances mais brilhantes em termos de artes marciais”, @fernandomoreno.13.

“Com certeza (Anderson Silva é o maior). Marcou época e fez história! O problema é que brasileiro esquece rápido demais. Oss campeão”, @netogenesbjj.

“Um dos maiores, mas não o maior… Jon Jones e Fedor Emelianenko enfrentaram oponentes muito mais duros que o Anderson Silva”, @mauropeixotojunior.

 

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade