Em busca do title shot, Brian Ortega e Zumbi Coreano lideram o UFC Fight Night 180; quatro brasileiros entram em ação

Publicado em 17/10/2020 por: Mateus Machado
Em busca do title shot, Brian Ortega e Zumbi Coreano lideram o UFC Fight Night 180; quatro brasileiros entram em ação Brian Ortega e Zumbi Coreano fazem a luta principal deste sábado, dia 17 (Foto reprodução YouTube UFC)

publicidade

O Ultimate realiza, neste sábado (17), mais um evento na grandiosa estrutura montada na “ilha da luta”, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O UFC Fight Night 180 terá em sua luta principal o duelo entre Brian Ortega e Chan Sung Jung, o “Zumbi Coreano”, válida pela categoria peso pena. Além disso, a edição vai contar com quatro brasileiros em ação, sendo três deles no card principal. Jéssica Bate-Estaca, Cláudio Hannibal e Thominhas Almeida enfrentam Katlyn Chookagian, James Krause e Jonathan Martinez, respectivamente. No card preliminar, a peso-mosca Poliana Botelho mede forças diante da canadense Gillian Robertson.

Ortega e Zumbi Coreano miram disputa de título

Muito esperada pelos fãs, a luta principal deve definir o próximo desafiante ao cinturão de Alexander Volkanovski. Vice-líder da divisão peso-pena, o americano Brian Ortega (14-1-0, 1NC) volta ao octógono depois de quase dois anos. Em sua última aparição, em 2018, desafiou o então campeão Max Holloway e acabou derrotado. Antes disso, “T-City” acumulou seis vitórias seguidas sobre nomes importantes.

Do outro lado do octógono, estará o sul-coreano Chan Sung Jung (16-5-0), que volta a sonhar com uma oportunidade de disputar o título peso-pena depois de sete anos. Na época, foi derrotado por nocaute técnico pelo brasileiro José Aldo, detentor do cinturão em 2013. Depois, ficou quase quatro anos afastado do octógono prestando serviço militar ao seu país. Desde o seu retorno ao UFC, em 2017, o Zumbi Coreano soma três vitórias e um revés. Em dezembro, nocauteou o ex-campeão Frankie Edgar no primeiro round.

Jéssica Bate-Estaca faz estreia no peso mosca

A brasileira Jéssica Bate-Estaca (20-8-0) vai aproveitar a “ilha da luta”, em Abu Dhabi, para começar uma nova fase em sua carreira. Depois de se tornar campeã peso-palha no UFC no ano passado, a paranaense de Umuarama agora sobe para a divisão peso mosca para ir em busca de novos desafios. E uma vitória neste sábado já pode colocá-la muito próxima de disputar o cinturão da campeã Valentina Shevchenko.

Isso porque sua oponente é líder do ranking e mais recente desafiante ao título, Katlyn Chookagian (14-3-0). Depois de ser nocauteada por Valentina, Katlyn retomou o caminho das vitórias ao bater a irmã da campeã.

Thominhas Almeida volta ao UFC após 33 meses

Depois de mais de dois anos longe do octógono do Ultimate – aproximadamente 33 meses -, o brasileiro Thominhas Almeida (22-3-0) retorna para a maior organização de MMA do mundo. Com 22 vitórias e apenas três derrotas em seu cartel, Thominhas fez sua última luta em janeiro de 2018, quando foi superado por Rob Font. O retorno do atleta da Chute Boxe/Diego Lima deveria ter acontecido no evento do último sábado, dia 10 de outubro, mas seu oponente testou positivo para Covid-19 e a luta foi retirada do card.

O brasileiro enfrenta agora o americano Jonathan Martinez (12-3-0), que vem de vitória sobre Frankie Saenz em sua última luta, em agosto. Tanto Thominhas quanto Martinez lutam na divisão peso galo, mas, por conta do pouco tempo de preparação, farão o confronto no peso pena, uma classe de peso acima.

Hannibal e Poliana também representam o Brasil

Mais dois atletas completam o esquadrão brasileiro em Abu Dhabi neste sábado. O natural de Uberlândia Cláudio Hannibal (14-1-0) enfrenta o americano James Krause (27-9-0) em combate válido pelo meio-médio. Sem perder uma luta desde 2007, Cláudio soma cinco vitórias seguidas dentro do UFC – na última, em 2019, finalizou Cole Williams. Já Krause sofreu o primeiro revés depois de quase cinco anos em fevereiro.

Pelo peso mosca, a brasileira Poliana Botelho (8-2-0) encara a canadense Gillian Robertson (8-4-0). Depois de três lutas no peso palha do UFC, Poliana optou por subir para a divisão até 57kg em sua última luta. A mudança se provou certeira e a atleta estreou na nova categoria derrotando Lauren Mueller por decisão.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC Fight Night 180
Ilha da Luta, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 17 de outubro de 2020

Card principal
Brian Ortega derrotou Chan Sung Jung por decisão unânime dos jurados
Jéssica Bate-Estaca derrotou Katlyn Chookagian por nocaute técnico no 1R
Jimmy Crute derrotou Modestas Bukauskas por nocaute técnico no 1R
James Krause derrotou Cláudio Hannibal por decisão unânime dos jurados
Jonathan Martinez derrotou Thominhas Almeida por decisão unânime dos jurados

Card preliminar
Guram Kutateladze derrotou Mateusz Gamrot por decisão dividida dos jurados
Gillian Robertson derrotou Poliana Botelho por decisão unânime dos jurados
Jun Yong Park derrotou John Phillips por decisão unânime dos jurados
Fares Ziam derrotou Jamie Mullarkey por decisão unânime dos jurados
Max Grishin derrotou Gadzhimurad Antigulov por nocaute técnico no 2R
Said Nurmagomedov derrotou Mark Striegl por nocaute técnico no 1R

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade