A expectativa era grande para que a disputa do cinturão meio-médio entre o campeão Kamaru Usman e o desafiante Gilbert Durinho acontecesse ainda esse ano, mais precisamente no card do UFC 256, agendado para o dia 12 de dezembro, em Las Vegas (EUA). No entanto, ao que tudo indica, o aguardado combate pode acabar sendo realizado apenas no início de 2021, de acordo com informações do site MMA Fighting.

Vale ressaltar que o confronto entre os dois lutadores deveria ter acontecido no dia 11 de julho, pelo UFC 251, todavia, faltando poucos dias para o evento, o brasileiro precisou ser retirado do card após testar positivo para a Covid-19. Jorge Masvidal foi escolhido como seu substituto imediato e acabou sendo derrotado por Kamaru Usman na decisão unânime dos jurados após cinco rounds de luta.

Sem lutar desde maio e embalado por seis vitórias consecutivas, Gilbert Durinho tem assegurado por Dana White, presidente do Ultimate, seu posto como próximo desafiante ao cinturão meio-médio, mesmo com a ida de Colby Covington para a primeira posição do ranking depois de vencer o ex-campeão Tyron Woodley.