Atualmente com 35 anos, Jussier Formiga não faz mais parte do plantel de atletas do UFC. O brasileiro, que vinha de três derrotas consecutivas, para Joseph Benavidez, Brandon Moreno e Alex Perez, respectivamente, foi dispensado pela organização, de acordo com informações do site americano MMA Fighting. Sua última apresentação no octógono ocorreu em junho, diante de Perez, quando Formiga acabou derrotado por nocaute técnico no primeiro round. O nome do lutador, inclusive, não consta mais no ranking da categoria peso mosca, que tem Deiveson Figueiredo como atual campeão.

Com um cartel de 23 vitórias e oito reveses no MMA profissional, Jussier Formiga chegou ao Ultimate em 2012, ano em que a companhia começou a promover lutas no peso mosca em seus eventos. Na época, o brasileiro era considerado um dos melhores atletas da divisão e se manteve no posto por anos, derrotando nomes como Chris Cariaso, Scott Jorgensen, Zach Makovsky, Wilson Reis, Dustin Ortiz, Yuta Sasaki, Ben Nguyen, Sergio Pettis e Deiveson Figueiredo, em 2019, sendo o último lutador a superar o campeão.

Jussier, vale lembrar, esteve próximo de conseguir uma disputa pelo cinturão peso-mosca do Ultimate em algumas ocasiões, mas as derrotas sofridas para Joseph Benavidez (em duas oportunidades), Henry Cejudo, Ray Borg e John Dodson adiaram os planos do lutador potiguar de chegar ao tão sonhado title shot.