Bicampeão do ADCC (maior torneio de luta agarrada do mundo) e bicampeão mundial No-Gi pela IBJJF, entre outros grandes títulos, Yuri Simões está pronto para um novo desafio em sua trajetória nas artes marciais. O faixa-preta de Jiu-Jitsu, atualmente com 30 anos, vai fazer sua estreia no MMA profissional na próxima sexta-feira (13), no ONE Championship 120: Inside The Matrix III, evento que acontece em Kallang, Cingapura. O adversário do brasileiro será o chinês Fan Rong, em duelo válido pela categoria peso médio.

Aos 27 anos, Fan Rong luta MMA profissionalmente desde 2016 e contabiliza um cartel de 11 vitórias (seis por finalização, quatro por nocaute e uma na decisão dos jurados) e duas derrotas (uma por nocaute e outra por finalização). Pelo ONE Championship, o atleta chinês já fez dois combates, o mais recente em junho do ano passado, quando venceu Sherif Mohamed com um nocaute técnico no segundo round.

Morando atualmente nos Estados Unidos, Yuri Simões se junta a um seleto grupo de campeões na arte suave que realizou a transição do Jiu-Jitsu para o MMA nos últimos anos, como, por exemplo, Rodolfo Vieira (atualmente no UFC) e o casca-grossa Marcus Buchecha, que também vai fazer sua estreia no MMA pelo ONE Championship – ainda sem data e adversário confirmados pela organização asiática.

“Sempre digo que estive me preparando para esse momento (estreia no MMA) por toda a minha vida, e quando olho para trás, percebo que tudo o que conquistei no Jiu-Jitsu e no grappling foi apenas para me preparar para esse novo capítulo. É a hora de usar meu Jiu-Jitsu no formato de luta mais realista que existe nos esportes de combate. Como um verdadeiro faixa-preta, aprendi todos os aspectos fundamentais do Jiu-Jitsu, não apenas como modalidade esportiva, mas como arte marcial. Não me interpretem mal, adoro as competições de Jiu-Jitsu também, mas eu só acho que o Jiu-Jitsu é muito mais que um esporte, é, sem dúvida, a arte marcial mais completa que existe. Sempre quis que o MMA fosse o meu destino, por isso vejo essa transição para o MMA como um dos maiores desafios da minha vida, e estou muito grato pela oportunidade de estrear em uma organização tão incrível como o ONE”, disse Yuri ao site FloGrapping.

CARD COMPLETO:

ONE Championship 120: Inside the Matrix III
Kallang, em Cingapura

Sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Peso-galo: John Lineker x Kevin Belingon
Peso-casado (até 64kg): Song Min Jong x Geje Eustaquio
Peso-meio-médio: Murad Ramazanov x Hiroyuki Tetsuka
Peso-médio: Yuri Simões x Fan Rong
Peso-palha: Hiroba Minowa x Lito Adiwang