Aos 40 anos, Bibiano Fernandes vive sua melhor fase como atleta de alto rendimento no ONE Championship, onde é detentor do cinturão peso-galo. Dono de 24 vitórias, sendo nove por finalização, e apenas quatro derrotas no MMA, o manauara sabe os ingredientes essenciais para dar certo como profissional, e o casca-grossa tem consigo uma cartilha que carrega desde muito novo, quando ainda dava os primeiros passos no Jiu-Jitsu em Manaus, no Amazonas.

Bicampeão mundial de Jiu-Jitsu pela IBJJF, Bibiano decidiu mostrar 10 dos seus conceitos para você evoluir hoje mesmo, dentro e fora do tatame. São lições que vão impactar a sua jornada como praticante ou atleta.

Leia, compartilhe com os amigos e pratique:

1- Tenha força de vontade

“É algo que você precisa adquirir dentro de você. Só você é capaz de encontrar a sua própria força de vontade e dizer a si mesmo ‘eu consigo’ e ‘eu vou chegar lá’. Sem determinação, será muito difícil chegar em algum lugar. Você precisa criar uma determinação dentro de você mesmo, e isso só você consegue. Você precisa se conhecer e confiar em seus valores, seus potenciais, sua disciplina, sua vontade de vencer”.

2- Não tenha preguiça

“Essa palavra não existe no meu dicionário ou na minha vida. Se você tiver preguiça de acordar cedo, trabalhar, estudar, batalhar… Você sempre vai estar no mesmo lugar, passar anos no mesmo lugar. Então, é preciso deixar a preguiça de lado, acordar e levantar querendo vencer, com o pensamento no futuro”.

3- Escute e confie em seus professores

“É algo muito importante, pois eles sempre estão dispostos a lhe ajudar. Eu me conecto bem com os meus professores, por exemplo, meus professores até hoje são os mesmos, eu não troquei. Tem o mestre Osvaldo, o Faustino Neto e o professor de Muay Thai. Eles são os caras com quem eu pratico até hoje, eu os escuto e eles escutam a mim também. Quando tenho dificuldade com algo e peço um conselho, eles me dão suas visões. Lá dentro do tatame preciso ver e decidir o melhor caminho a prosseguir. Eu coloco tudo em prática dentro da luta. Eu sou um competidor e, por isso, preciso confiar nos meus mestres e entender eles”.

4- Tenha fé

“Tem dias que você vai acordar cansado, sem disposição, querendo parar, mas você precisa continuar tentando. Não pode parar! Continue se movimentando, trabalhando sua mente e o seu corpo, pensando no futuro, pensando aonde você quer chegar. Ter fé é importante para seguir carreira”.

5- Tenha visão

“Você precisa visualizar aonde você quer chegar! Quando você vê, consegue chegar no seu objetivo, do mesmo jeito que se você não consegue visualizar isso, provavelmente você não chegará no seu objetivo. Imagine! Você quer ser um atleta, você consegue se imaginar como um? Se sim, as pessoas ao seu redor também irão conseguir ver isso, mas não basta só imaginar, tem que colocar em prática também”.

6- Durma bem

“Algumas pessoas dizem: ‘dormir, só quando morrer’. Essas pessoas estão desprezando o valor que o descanso tem. Dormir é importante, tanto para o físico quanto para o mental. Quando você dorme, você está repondo um tipo de célula do cérebro, responsável por proteger o circuito neural. Uma boa noite de sono também ajuda no rejuvenescimento. Então, se você acorda cedo, é bom também dormir cedo”.

7- Boa alimentação é importante

“Eu tento, ao máximo, me alimentar bem e ter uma dieta balanceada. Eu, por exemplo, evito comer muita carne. Comer bem é muito importante para você produzir energia boa dentro do seu corpo. Muita gente acorda de manhã e consome muito açúcar, por exemplo, toma uma coca-cola e isso não traz nem um benefício para seu corpo. Seu sistema imunológico também sofre. Acordar e passar o dia alimentando seu corpo com alimentos bons é ser inteligente e cuidar da saúde. Isso faz a diferença na minha carreira”.