Principal entidade da arte suave, a IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) informou, na noite da última terça-feira (10), que não irá realizar os Mundiais com e sem quimono em 2020. De acordo com o comunicado, o grande empecilho para os eventos acontecerem são as fronteiras fechadas nos Estados Unidos por conta da pandemia do novo coronavírus. Desta forma, atletas que não moram ou estão fora do país ficariam impossibilitados de participar dos Mundiais.

Campeonato de mais prestígio no universo do Jiu-Jitsu, o Mundial com quimono geralmente acontece entre o fim de maio e início de junho, e tem como “casa” a tradicional Pirâmide de Long Beach, na Califórnia (EUA). Já o Mundial No-Gi (sem quimono) costuma ser realizado em dezembro, também na Califórnia.

Vale lembrar que o Mundial Master foi confirmado entre os dias 14 e 20 de dezembro, em Kissimmee, Flórida (EUA). O palco será o mesmo do Pan 2020 – primeiro grande evento nesta retomada, em outubro.

Veja o comunicado abaixo:

“A IBJJF lamenta informar que, infelizmente, não haverá o Campeonato Mundial adulto de 2020 com quimono e o Mundial sem quimono. Devido às dificuldades extremas de se viajar, incluindo a entrada proibida nos Estados Unidos enfrentada por atletas e pela organização, esses eventos não serão realizados.

Continuaremos trabalhando para trazer o calendário de competições de volta ao normal o mais rápido possível no próximo ano (2021) e postando atualizações sobre eventos futuros. Agradecemos pelo apoio”.