* Um amigo que há seis anos parou de treinar e deseja voltar. Veio aqui na minha academia saber dos treinos, horários e, na verdade, me deu a inspiração desse texto. Fim de ano, 2021 começando, tomadas de decisões e em muitas decisões, uma bem comum é a retomada de atividades físicas. Perder peso, melhorar condicionamento físico e uma melhora nas condições físicas. 

Esse meu amigo, ex-aluno, parou na faixa roxa. E no decorrer da conversa fui entendendo a sua questão. Ele quer voltar a treinar, mas não entendeu esse tempo todo que ele tem de treinar Jiu-Jitsu por si próprio, e não para os outros. A questão que ele bem externou foi “como fico sendo faixa roxa no início tomando carro de menos graduados?!”. E na sua conversa, ele não vislumbrava a alegria de poder voltar a treinar. Está mais preocupado com o que os outros da academia vão achar. 

Esse meu ex-aluno tem de entender o fundamental, treinar Jiu Jitsu para ele, para sua própria evolução, seu condicionamento físico e focar no treino. Se superar, vencer seus medos. Creio que precisa deixar a vaidade de lado. Infelizmente, ele precisa entender que o Jiu-Jitsu é para nós mesmos. Claro que ganhar sempre é o foco, mas sair da zona de conforto é fundamental.

Comentando com ele, disse: “meu amigo, quantas vezes você já não me viu tomando amasso na academia treinando?” O principal, para mim, é estar treinando, suando o quimono, sentindo a endorfina nas veias. Acredito que temos que treinar por nós, e não para que os outros vejam. Fica aqui a reflexão: temos de treinar por nós mesmos. Não lute pelos outros, lute por você. Vença a si mesmo. Busque os treinos desafiadores, vença o medo. O medo de perder tira a vontade de vencer, essa é uma frase conhecida no Jiu-Jitsu. 

Pense no Jiu-Jitsu como um caminho. Depois, se der vontade, pense em campeonatos. Creio que o motivacional deve ser nossa própria evolução, as lutas difíceis em nossas academias. E que a derrota, caso venha, mostre nossos erros e seja motivacional para superarmos e buscarmos melhorar. Treine Jiu-Jitsu por si próprio, para você vencer a si mesmo. Treinar para os outros acredito não ser o melhor caminho.

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Oss!

* Por Luiz Dias