* O lutador de Jiu-Jitsu, já há algum tempo, busca em outras atividades físicas potencializar o seu jogo. Alguns esportes ou atividades físicas possuem uma grande afinidade, um complementa o outro. Por vezes, no primeiro momento, podem parecer até antagônicos, mas depois percebemos que é uma união interessante. Por exemplo, Yoga, ginástica natural ou meditação, e isso é muito bom, porque assim você melhora seu condicionamento físico e mental. 

Creio que quanto mais o lutador procurar associar atividades que potencializem seu Jiu-Jitsu, melhor será. O Jiu-Jitsu, naturalmente, faz você puxar os seus limites, vencer suas limitações. Sua qualidade de vida é que ganha. Quantos lutadores tinham outro esporte, mas também se interessaram pela arte suave? E o inverso também acontece. Por vezes, lutadores buscam outra luta para unir ao seu Jiu-Jitsu, como Boxe, Judô ou Muay Thai. Mas o Jiu-Jitsu sempre acrescenta em sua performance em outros esportes. 

O GM Leoni Nascimento, técnico por diversos anos da seleção brasileira de Handebol e de times nacionais, comentava que utilizava em seus treinamentos nos de Handebol movimentos de corpo que vinham do Jiu-Jitsu. Grande parte dos lutadores são surfistas aqui no Rio de Janeiro, e creio que o mesmo aconteça em outros estados e em vários países que têm ondas. Existem até campeonatos de Surfe exclusivos para faixas-preta. O treino constante e a busca incessante da evolução da técnica aproximam diversos esportes que, a princípio, não aparentam afinidades, sem contar a confiança e o equilíbrio mental que o Jiu-Jitsu traz.

Como surfista, posso assegurar a resistência física e o equilíbrio mental que o Jiu-Jitsu me dá. Me proporciona muita segurança em minhas viagens para surfar picos, até mesmo no exterior, onde nem sempre os visitantes (haoles) são bem-vindos. A defesa pessoal utilizada no momento certo preservou a integridade física de muitos surfistas. “Quando você treina Jiu-Jitsu, sua autoconfiança aumenta e diretamente te traz calma, segurança para surfar em qualquer lugar”, diz a frase. Podem ter certeza. 

Treinando com o big rider e faixa-preta Rodrigo Resende no final de um treino, surgiu este assunto numa conversa, então decidi escrever sobre como é bom ampliar e complementar seus treinos para uma evolução do seu Jiu-Jitsu e como o treino de Jiu-Jitsu potencializa outros esportes que você faça. O GM Carlson Gracie também foi juiz de Futebol, chegando até a apitar jogos no Maracanã, O GM Fernando Pinduka, além de lutador, também jogava muito Futebol de Praia, e também foi técnico em algumas oportunidades. 

Repetindo suas palavras: “Vejo o Jiu-Jitsu como uma grande ferramenta que determina confiança para qualquer atividade, principalmente por complementar um outro esporte. No meu caso, fiz outros esportes paralelamente ao Jiu-Jitsu, mas o Futebol de Areia foi associado ao Jiu-Jitsu durante anos e comprovadamente o equilíbrio emocional que o Jiu-Jitsu proporciona foi um fator preponderante para alcançar resultados significativos no Futebol”. Ou seja, o Jiu-Jitsu sempre acrescenta em nossas vidas.

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Oss!

* Por Luiz Dias