Durante a quinta-feira (17), na Flórida (EUA), foi disputado o Orlando Open da IBJJF. O destaque ficou com Horlando Monteiro que conquistou o peso-pesado e absoluto. O primeiro título do lutador da Kimura foi sobre Ian Lemus na divisão e, na sequência, sobre Stuart Randle (campeão pesadíssimo) no peso-aberto.

Já nas categorias, Huthayfah Penney levou a medalha de ouro nos plumas. Raphael Cadena foi campeão nos penas e Alef Brito nos leves. Lucas Valle subiu no lugar mais alto do pódio nos médios, enquanto William Dias brilhou nos meio-pesados. Joaquim Torres venceu nos super-pesados. Estevan Martinez-Garcia foi campeão nos galos, mas não teve oponente em sua chave. O evento não teve lutadoras inscritas na faixa-preta adulto – e, por isso, não tiveram disputas.

Destaques na faixa-colorida ficaram por conta de Sebastian Rodrigues que foi ouro duplo na faixa-marrom. Já na faixa-roxa, dois atletas da Renzo Gracie Acadeamy se destacaram: Rayron Gracie e Deise dos Santos levaram o ouro no peso e absoluto. Já na faixa-azul, Malena Sessa também fez a dobradinha, enquanto Ian Kaleo foi campeão no peso-aberto e prata nos meio-pesados. Por ser fim de ano, alguns professores aproveitaram para graduar seus atletas.

Gregor Gracie é destaque Mundial Master

Na quinta-feira também foi dada a largada para o primeiro dia do Mundial Master da IBJJF – sediado no mesmo local do Orlando Open, na Flórida (EUA). O destaque do master 1 na faixa-preta ficou com Gregor Gracie, que foi o campeão do absoluto após superar Rafael Lovato Jr (ouro nos super-pesados) na decisão. Já na categoria dos meio-pesados, o faixa-preta da Renzo Gracie Academy ficou com a prata ao ser superado por Sergio Rios na final.

No peso-galo, o primeiro lugar foi para Washington Luis, enquanto nos plumas João Pedro Oliveira faturou o título. Ítalo Silva e Gilson Nunes foram campeões dos penas e leves, respectivamente. Victor Oliveira se sagrou o campeão dos médios. Já nos pesados, Abraao Amorim levou a medalha dourada para casa e, para fechar a lista de campeões na faixa-preta, o casca-grossa Ricardo Evangelista, representando a GFTeam, garantiu o ouro nos pesadíssimos.


Nas competições femininas do master 1 na faixa-preta, Maria Malyjasiak conquistou o ouro duplo. No absoluto, a atleta venceu Mayara Custódio – campeã dos super-pesados – na decisão. Já nos meio-pesados, a casca-grossa não teve nenhuma adversária em sua chave. Outras campeãs foram Kristina Sofia nos penas e Natasha Aileen nos leves. A multicampeã Luanna Alzuguir marcou presença e faturou a medalha de ouro. Tara White venceu o posto no peso-pesado.

O Mundial Master da IBJJF segue nesta sexta-feira (18) e vai até o sábado (19), em Orlando (EUA).