Além do Abu Dhabi Grand Slam do Rio de Janeiro, da AJP Tour, mais dois eventos agitaram a comunidade do Jiu-Jitsu neste último fim de semana. A IBJJF realizou o American National no Texas (EUA). O grande destaque foi para João Gabriel Rocha que retornou as competições após se machucar na superluta contra Kaynan Duarte no BJJ Stars em julho e conquistou o ouro duplo na faixa-preta adulto. O lutador da Double Five venceu a categoria dos pesadíssimos e também o absoluto.

Outros campeões de destaques do evento foram Ronaldo Junior no peso-médio, Bebeto Oliveira no pluma e Alef Brito nos leves. Além deles, quem também subiu no lugar mais alto do pódio foi Estevan Garcia (galo), Joshua Anthony (pena), Jake Watson (meio-pesado), Nathan Albrecht (pesado) e Joaquin Torres (pesadíssimo).

Entre as mulheres, Brenda Oliveira foi prata nos médios ao ser superada por Danielle Renee na final, mas se recuperou e conquistou a medalha de ouro no absoluto. Elisabeth Clay (meio-pesado), Nathiely de Jesus (pesado) e Mayara Custódio (super-pesado) foram campeãs, mas não tiveram oponentes.

Rafaela Guedes brilha no F2W 158

Uma das sensações dos eventos nesta retomada após paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, Rafaela Guedes, faixa-preta da Atos Jiu-Jitsu, derrotou Elisabeth Clay na luta principal da edição 158 do F2W. De quebra, a lutadora conquistou o cinturão dos meio-médios No-Gi da organização. No co-main event, Fellipe Trovo superou Matheus Luna na decisão dos árbitros, após luta equilibrada.