Antes marcado para acontecer no próximo dia 19 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, no UFC Vegas 17, o duelo entre Alexandre Pantoja e Manel Kape não vai mais acontecer no card em questão. De acordo com informações do site MMA Fighting na última quinta-feira (3), o brasileiro precisou ser retirado do evento, ainda por razões não detalhadas, e com isso, o angolano também se tornou ausência no evento. De acordo com a publicação, a tendência é que o combate seja remarcado para fevereiro.

Atual quinto colocado no ranking peso-mosca do Ultimate, Pantoja vem de duas derrotas em suas últimas três lutas na organização. Em sua apresentação mais recente, no mês de julho, o brasileiro foi superado por Askar Askarov na decisão unânime dos jurados. Por outro lado, Manel Kape faria sua estreia pela franquia. Ex-campeão peso-galo do Rizin FF, o angolano vem de três vitórias seguidas na carreira e, inicialmente, realizaria seu debute em agosto, no UFC 252, contra Rogério Bontorin, mas o embate precisou ser cancelado após lesão sofrida pelo brasileiro.

Yair Rodriguez é suspenso pela USADA por motivo ‘inusitado’

Atual quarto colocado no ranking da categoria peso-pena do Ultimate, Yair Rodriguez não luta pela organização desde outubro do ano passado e terá esperar por mais alguns meses visando seu retorno ao octógono. Isso porque o mexicano recebeu uma suspensão de seis meses da USADA (Agência Antidoping dos EUA) por falhar seguidas vezes em fornecer dados corretos de sua localização para os membros do órgão. Na última quinta-feira (3), a entidade emitiu um comunicado oficial confirmando o “gancho”, onde ressalta que “El Pantera” não foi encontrado em três oportunidades em cada um dos três primeiros trimestres do ano, caracterizando uma violação da política antidopagem voltada para os lutadores do UFC.

“Como todos os atletas do UFC, Rodriguez é membro do grupo registrado de testes do UFC e, portanto, está sujeito a certas responsabilidades sobre sua localização, o que permite que ele seja localizado para testes. Informações precisas sobre a localização são um componente crucial em um programa de teste fora do período de competição eficaz, pois permite que as organizações antidopagem conduzam coletas de amostras sem aviso prévio – o que ajuda a manter a prevenção eficaz do doping.

Rodriguez falhou em atualizar as informações sobre sua localização e não estava disponível para testes nos locais fornecidos em seus arquivos em três ocasiões. Ele acumulou uma falha de localização em cada um dos três primeiros trimestres de 2020. O acúmulo de três falhas de localização em um período de 12 meses constitui em uma violação da política antidopagem do UFC”, diz o comunicado da USADA.

A suspensão de Rodriguez foi retroativa ao dia 8 de setembro, data em que sua terceira falha de localização foi atestada pela USADA. Isso significa que o lutador estará liberado para retornar a partir de 8 de março de 2021. Yair Rodriguez venceu Jeremy Stephens por decisão unânime em sua última apresentação e vem em uma sequência de dois triunfos e um “No Contest” (luta sem resultado) no UFC.

Douglas D’Silva tem luta marcada no UFC

Sem lutar desde novembro do ano passado, Douglas D’Silva já tem data e adversário definidos para fazer seu retorno ao octógono do UFC. O brasileiro vai enfrentar o inglês Lerone Murphy em card da organização que está agendado para o dia 20 de janeiro, provavelmente na “Ilha da Luta”, nos Emirados Árabes. A informação foi confirmada pelo site MMA Fighting na última quarta-feira (2).

Com 35 anos, Douglas faz parte do plantel do Ultimate desde 2014 e vem de dois resultados positivos em suas últimas três lutas na companhia, sobre Marlon Vera e Renan Barão, respectivamente, junto à derrota sofrida em 2018 para Petr Yan, atual campeão peso-galo do UFC. Enquanto isso, Murphy está invicto em sua carreira no MMA profissional, com nove vitórias e um empate. Pela organização, o inglês contabiliza dois confrontos, com o empate diante de Zubaira Tukhugov e o triunfo sobre Ricardo Carcacinha, em julho, por nocaute técnico no primeiro round.