Primeiro evento numerado do Ultimate no ano de 2021, o UFC 257 está marcado para acontecer no sábado (23), na “ilha da luta”, em Abu Dhabi (EAU), mas teve sua pesagem oficial realizada na manhã desta sexta-feira (22). Responsáveis por fazer a luta principal do show, Conor McGregor e Dustin Poirier não tiveram dificuldades, batendo o peso da categoria peso leve com 70,3kg e 70,7kg, respectivamente. Sem lutar desde janeiro do ano passado, o irlandês volta à organização depois de ter anunciado sua aposentadoria do MMA.

O co-main event também está confirmado, tendo em vista que Dan Hooker e Michael Chandler marcaram o limite da divisão dos leves (70,7kg) ao subirem na balança. Será a estreia de Chandler – ex-campeão peso-leve do Bellator – no Ultimate, enquanto Hooker, que vinha de três vitórias, vai em busca de recuperação no UFC após ser superado por Poirier em junho do ano passado, quando vivia seu melhor momento na franquia.

O UFC 257 contará ao todo com três brasileiros em ação. No esperado duelo feminino entre Marina Rodriguez e Amanda Ribas, que vai acontecer no card principal, as duas atletas ficaram dentro do limite da categoria peso palha (52,6kg) e prometem um confronto de alto nível. De volta após passar o ano de 2020 sem entrar no octógono, Antônio Cara de Sapato também não teve problemas com a balança e atingiu 83,9kg, abaixo do limite da divisão dos médios, enquanto seu oponente, o norte-americano Brad Tavares, marcou 84,1kg.

Duas lutas são canceladas durante a pesagem; uma é anunciada

Durante a pesagem oficial, dois combates que estavam agendados para o show acabaram sendo cancelados, mas um foi casado. Inicialmente, representantes do Ultimate confirmaram que o confronto entre Matt Frevola e Ottman Azaitar, pela categoria dos leves, não iria mais acontecer, por motivos não especificados. Ainda assim, para receber sua bolsa, Frevola se apresentou à balança e bateu 70,3kg.

Na reta final da pesagem, outra luta dos leves, entre Nasrat Haqparast e Arman Tsarukyan, saiu da programação. Tsarukyan até chegou a se pesar, mas ficou 1,3kg acima do limite. Todavia, Haqparast sequer se apresentou para conferir seu peso, fazendo com que a organização – ao fim da janela de duas horas – anunciasse o cancelamento do duelo. Posteriormente, o UFC anunciou o casamento de Matt Frevola x Arman Tsarukyan, com o lutador de ascendência armênia sendo multado em 20% por exceder o limite da divisão.

CARD COMPLETO:

UFC 257
Ilha da Luta, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 23 de janeiro de 2021

Card principal (0h, horário de Brasília)
Peso-leve: Conor McGregor (70,3kg) x Dustin Poirier (70,7kg)
Peso-leve: Dan Hooker (70,7kg) x Michael Chandler (70,7kg)
Peso-mosca: Jessica Eye (57,1kg) x Joanne Calderwood (57,1kg)
Peso-palha: Marina Rodriguez (52,6kg) x Amanda Ribas (52,6kg)
Peso-médio: Andrew Sanchez (84,3kg) x Makhmud Muradov (84,3kg)

Card preliminar (20h30, horário de Brasília)
Peso-leve: Matt Frevola (70,3 kg) x Arman Tsarukyan (72,1 kg) ***
Peso-médio: Brad Tavares (84,1kg) x Antônio Cara de Sapato (83,9kg)
Peso-galo: Julianna Peña (61,7kg) x Sara McMann (61,2kg)
Peso-meio-pesado: Khalil Rountree Jr. (93,6kg)* x Marcin Prachnio (93kg)
Peso-casado: Nik Lentz (68kg) x Movsar Evloev (68kg)
Peso-mosca: Amir Albazi (57,1kg) x Zhalgas Zhumagulov (57,1kg)

*** Ficou acima do limite da categoria e foi multado em 20%, revertidos para o seu adversário