No último sábado (16), em meio à realização do UFC Fight Island 7, na “ilha da luta”, em Abu Dhabi (EAU), a expectativa era grande para o encontro entre Dana White e Khabib Nurmagomedov, que aconteceu de portas fechadas e gerou muita repercussão. No entanto, apesar do otimismo em torno de um anúncio do retorno do campeão peso-leve à organização, o que se viu foi uma declaração mais “comedida” de Dana, ao contrário de ocasiões anteriores. O mandatário revelou que a intenção de Khabib era observar o duelo entre Conor McGregor e Dustin Poirier, no próximo sábado (23), pelo UFC 257, citando também o brasileiro Charles do Bronx, que vive grande fase – embalado por oito vitórias seguidas. Uma possível volta ao Ultimate só aconteceria caso um desses lutadores tivesse um desempenho “impressionante”, segundo o russo.

Após a declaração feita pelo presidente da organização, foi a vez do próprio Khabib se posicionar. Depois de finalizar Justin Gaethje em outubro do ano passado e anunciar sua aposentadoria do MMA, alegando que não tinha mais motivação para lutar desde a morte do seu pai e treinador, o russo concedeu entrevista ao portal Sport24, da Rússia, e deixou claro que, pelo menos nas atuais circunstâncias, não pretende mudar de ideia, ressaltando que “já conseguiu quase tudo que é possível no esporte” e, por isso, não tem mais uma motivação que justifique quebrar a promessa que fez à sua mãe, de que não voltaria a lutar.

“Sei que há muitos lutadores que gostariam de ganhar dinheiro, que lutam por algo. O que devo fazer? Muitas pessoas não querem entender o meu lado. Eu não vejo isso ainda. Minha mãe é a coisa mais preciosa que me restou. Ninguém vai me forçar a fazer coisas que desapontariam minha mãe”, disse o campeão dos leves.

Apesar de não ter declarado que está fechando as portas ao UFC “para sempre”, Khabib Nurmagomedov, atualmente com 32 anos e invicto no MMA, com 29 vitórias em seu cartel, reiterou que não tem planos de lutar na organização em um futuro próximo. “Deixei para trás. Não me atormente, apenas me deixe aproveitar o que eu tenho por agora. E para você saber, eu sacrifiquei muita coisa para chegar até aqui”, finalizou.