Depois de abrir o ano de 2021 com três eventos na “ilha da luta”, em Abu Dhabi, o UFC retorna para os Estados Unidos com o UFC Vegas 18, que acontece neste sábado (6). Na luta principal da noite, os pesos-pesados Alistair Overeem e Alexander Volkov se enfrentam de olho no topo da divisão até 120kg. Já no co-main event, Cory Sandhagen e Frankie Edgar fazem um duelo de extrema importância para o futuro da categoria peso galo, tendo em vista que o vencedor se aproxima de vez de uma chance para disputar o cinturão.

O evento contará também com cinco brasileiros, sendo dois deles no card principal: Alexandre Pantoja e Carlos Diego Ferreira vão encarar Manel Kape e Beneil Dariush, respectivamente. Já nas preliminares, Danilo Marques, Lara Procópio e Karol Rosa medem forças com Mike Rodriguez, Molly McCann e Joselyne Edwards.

Após uma série de mudanças no card e duelos cancelados, o UFC Vegas 18 sofreu mais um problema de última hora. Na tarde deste sábado, Askar Askar, que faria a sua estreia na organização em disputa contra Cody Stamann, foi impedido pelos médicos de entrar em ação. Desta forma, o evento terá 12 lutas ao todo.

“O peso-pena Aksar Askar não recebeu autorização médica para competir e, consequentemente, sua luta contra Cody Stamann foi cancelada para o evento desta noite. Ele estava substituindo Andre Ewell, que foi afastado da luta com Cody Stamann devido aos protocolos da Covid-19”, informou o Ultimate em nota.

De olho no cinturão, Overeem encara Volkov

Veterano do MMA, o holandês Alistair Overeem chega para o duelo contra Volkov embalado, e soma 47 vitórias e 18 derrotas na carreira. Quinto colocado no ranking, o atleta nocauteou o brasileiro Augusto Sakai na sua última luta, em setembro de 2020. Overeem já declarou que pretende fazer mais uma corrida pelo cinturão peso-pesado antes de pendurar as luvas e uma vitória neste sábado é essencial para o objetivo.

Uma posição abaixo no ranking, em sexto, está o russo Alexander Volkov. Depois de emendar quatro vitórias nas suas primeiras quatro lutas pelo UFC, o “Draco” sofreu com alguns reveses que o impediram de manter a sequência positiva. Mas em sua última aparição, em outubro do ano passado, ele nocauteou Walt Harris.

Pantoja e Diego Ferreira no card principal

O peso-mosca Alexandre Pantoja (22-5-0) mira recuperação no UFC Vegas 18. Quinto colocado no ranking da categoria, o natural de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, entra no octógono para recuperar o bom momento. Pantoja vinha em uma sequência de três triunfos, até ser parado pelo atual campeão Deiveson Figueiredo, em julho de 2019. Alguns meses depois, nocauteou Matt Schnell, mas acabou sofrendo outro revés em julho, para Askar Askarov. Para retomar o caminho das vitórias, o brasileiro terá de passar pelo estreante no UFC e invicto Manel Kape (15-4-0). O angolano é ex-campeão do RIZIN e vem de três resultados positivos.

Vivendo a melhor fase da sua carreira, o amazonense Diego Ferreira (17-2-0) terá um importante desafio nesta noite. Atual décimo entre os leves, Diego está em uma impressionante sequência de seis vitórias. Em sua última luta, há pouco mais de um ano, finalizou o ex-campeão Anthony Pettis no segundo round. Hoje, o brasileira vai ter a chance de vingar uma derrota sofrida em 2014. Isso porque o seu adversário, o iraniano Beneil Dariush (19-4-1), venceu na ocasião por decisão unânime dos jurados. Assim como o brasileiro, Dariush também vive um bom momento na organização, e em 13º no Top 15, vem de cinco triunfos consecutivos.

Mais atrações do Brasil no card preliminar

Outros três atletas completam o time brasileiro no UFC Vegas 18. Representante da equipe Kings MMA, onde treina sob os comandos de Rafael Cordeiro, o peso-meio-pesado Danilo Marques (10-2-0) vai para a sua segunda luta no UFC. O paulista estreou em setembro, com vitória por decisão sobre o russo Khadis Ibragimov. Seu oponente desta vez será Mike Rodriguez (15-5-0, 1NC), contratado depois de participar da primeira temporada do Dana White’s Contender Series, em 2017. O americano vem de derrota por finalização.

A peso-galo Karol Rosa (13-3-0) vai em busca da sua terceira vitória seguida. Nas suas duas primeiras lutas, a capixaba enfrentou e derrotou duas brasileiras: Lara Procópio e Vanessa Melo. Em Las Vegas, Karol enfrenta a panamenha Joselyne Edwards (10-2-0), que estreou no UFC em janeiro, com triunfo sobre Yanan Wu.

Já a mineira Lara Procópio (6-1-0) quer seu primeiro triunfo no UFC depois de estrear com derrota para Karol. A sua oponente será a inglesa Molly McCann (10-3-0), que foi superada por Taila Santos em sua última luta.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC Vegas 18
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 6 de fevereiro de 2021

Card principal
Alexander Volkov derrotou Alistair Overeem por nocaute no 2R
Cory Sandhagen derrotou Frankie Edgar por nocaute no 1R
Clay Guida derrotou Michael Johnson por decisão unânime dos jurados
Alexandre Pantoja derrotou Manel Kape por decisão unânime dos jurados
Beneil Dariush derrotou Carlos Diego Ferreira por decisão dividida dos jurados
Danilo Marques finalizou Mike Rodriguez com um mata-leão no 2R

Card preliminar
Devonte Smith derrotou Justin Jaynes por nocaute técnico (interrupção médica) no 2R
Karol Rosa derrotou Joselyne Edwards por decisão unânime dos jurados
Lara Procópio derrotou Molly McCann por decisão unânime dos jurados
Seung Woo Choi derrotou Youssef Zalal por decisão unânime dos jurados
Timur Valiev derrotou Martin Day por decisão unânime dos jurados
Ode Osbourne derrotou Jerome Rivera por nocaute no 1R