Evento parceiro do UFC e uma das principais portas de entrada para os atletas que buscam uma chance na maior organização de MMA do mundo, o LFA realizou sua edição número 100 na última sexta-feira (19), em Dallas, no Texas (EUA), com destaque para a disputa pelo cinturão vago dos moscas na luta principal. De um lado, o favorito Victor Altamarino. Do outro, Nate Smith, convocado de última hora para substituir o brasileiro Carlos Tizil – impedido de entrar nos Estados Unidos por conta de problemas burocráticos.

No cage, o que se viu foi um domínio de Victor. Superior quase os cinco rounds, o mexicano ficou com o triunfo por decisão unânime dos jurados e o cinturão peso-mosca. De quebra, aumentou seu recorde no LFA para nove vitórias e nenhuma derrota. A expectativa é que o duelo entre Altamarino e Tizil seja remarcado.

Já o nocaute mais bonito da noite ficou por conta da fera Steven Nguyen. Invicto até participar do Contender Series em 2019, quando conheceu seu primeiro revés no MMA – para Aalon Cruz -, o americano voltou ao cage com sede de vitória e precisou de apenas 30 segundos para nocautear Jorge Juarez. Após um breve período entre os dois na trocação, Nguyen acertou uma bomba de direita que desmontou Juarez. O lutador caiu duro, de cara no chão, e ainda levou mais um soco antes da interrupção do árbitro central (veja abaixo).

Outros destaques do evento foram as belas finalizações de Charles Johnson e Tommy Aaron sobre Karlee Pangilinan e Gerald Scott, respectivamente, ambas no estrangulamento, e a estreia com vitória de Maria Henderson – esposa de Ben Henderson, ex-campeão do UFC e hoje no Bellator – no MMA amador. Aos 28 anos, Maria debutou diante da compatriota Amanda Mitchell e impôs seu jogo para vencer por unanimidade.

RESULTADOS COMPLETOS:

LFA 100
Dallas, no Texas (EUA)
Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Victor Altamarino derrotou Nate Smith por decisão unânime dos jurados
Charles Johnson finalizou Karlee Pangilinan com um triângulo no 2R
Steven Nguyen derrotou Jorge Juarez por nocaute no 1R
Tommy Aaron finalizou Gerald Scott com um mata-leão no 3R
Christian Natividad derrotou Evan Woolsey por decisão unânime dos jurados
Emmanuela Moliere derrotou Amber Danielson-Smith por decisão unânime dos jurados
Maria Henderson derrotou Amanda Mitchell por decisão unânime dos jurados