O fã de trocação que acompanhou o UFC Vegas 19, realizado neste sábado (20), em Las Vegas (EUA), não se decepcionou. Foram sete nocautes ao todo, incluindo um brutal de Derrick Lewis sobre Curtis Blaydes na luta principal do evento – o “Black Beast” se reaproxima de uma disputa pelo cinturão peso-pesado. No co-main event, Ketlen Vieira, única representante do Brasil, acabou superada pela russa Yana Kunitskaya na decisão.

Ainda durante o sábado, mais dois combates foram cancelados, um antes e outro durante o evento, já com o peso-pena Chas Skelly no octógono. Enquanto se aquecia, o lutador foi informado que Jamall Emmers, seu adversário, passou mal com um espasmo intestinal e não poderia lutar. Mais cedo, o UFC optou por retirar o duelo entre Drakkar Klose e Luis Peña do card após um dos córners de Drakkar testar positivo para Covid-19.

Lewis aplica nocaute brutal em Blaydes

Na luta principal do UFC Vegas 19, Derrick Lewis precisou de dois rounds para desbancar o favoritismo de Curtis Blaydes – segundo colocado no ranking peso-pesado até esta noite. Após resistir à pressão inicial do “Razor”, Lewis encaixou um uppercut de direita em cheio, que literalmente desmontou o adversário. Para completar, acertou mais três bombas com Curtis já caído no chão, até o árbitro central conseguir intervir.

O nocaute recoloca Derrick Lewis na corrida por um title shot na categoria dos pesados, agora com quatro triunfos consecutivos. Blaydes, por outro lado, conheceu uma derrota após também somar quatro vitórias.

Russa vence Ketlen em luta apertada

O primeiro round começou com Ketlen Vieira buscando a queda desde o início. Depois de muito insistir, a brasileira colou as costas de Yana Kunitskaya no chão e passou a trabalhar seu Jiu-Jitsu, enquanto a russa respondia com golpes por baixo. O segundo assalto parecia que ia seguir a mesma dinâmica, mas Kunitskaya conseguiu reverter uma queda e caiu por cima da brasileira, golpeando no ground and pound.

 

Com o duelo empatado, o terceiro round teve caráter decisivo. A pupila de Dedé Pederneiras anotou uma queda logo de cara, mas mesmo sob os gritos de incentivo do treinador, não conseguiu evoluir no ataque. Yana, então, acelerou o ritmo, inverteu a posição e massacrou Ketlen com cotoveladas nos últimos segundos. No fim, a russa – namorada de Thiago Marreta – foi declarada vencedora por decisão unânime (triplo 29-28) e chegou ao seu segundo triunfo seguido. A brasileira, por sua vez, voltou a perder após bater Sijara Eubanks.

Nova geração supera a velha guarda

No card principal, dois nomes da velha guarda, Alexey Oleynik e Andrei Arlovski, sofreram nas mãos da “nova geração”. Aos 42 anos, o “Pitbull” foi finalizado por Tom Aspinal, 27 anos, no segundo round. Cansado pela forte trocação, Arlovski não resistiu ao mata-leão do inglês – dono de três vitórias em três lutas no UFC.

 

Já Oleynik, 43 anos, encarou Chris Daukaus, 31, e também não teve sorte. Depois de forçar uma busca pela finalização nos primeiros segundos, o russo não foi páreo para o jogo em pé do americano, vencedor por nocaute técnico ainda no assalto inicial – o seu terceiro seguido. Ambos confrontos foram no peso pesado.

Nocautes agitam o card preliminar

O card preliminar do UFC Vegas 19 foi um dos melhores vistos em edições recentes da organização. Mesmo sem grandes nomes, foram cinco nocautes/nocautes técnicos em seis lutas, com destaque para Julian Erosa e Aiemann Zahabi. Enquanto o primeiro despachou Nate Landwehr em 56 segundos com uma linda joelhada voadora, Zahabi superou Drako Rodriguez após acertar uma bomba de direita e deixar o adversário apagado.

 

Além da dupla, John Castañeda, Sergey Spivac e Casey O’Neill também venceram por nocaute técnico. O’Neill, por sinal, impressionou em sua estreia no Ultimate, derrotando a experiente Shana Dobson com fortes golpes no ground and pound e aumentando sua invencibilidade no MMA, agora com seis triunfos. No combate que fechou as preliminares, Jared Gordon venceu Danny Chavez por decisão unânime dos jurados.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC Vegas 19
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 20 de fevereiro de 2021

Card principal
Derrick Lewis derrotou Curtis Blaydes por nocaute no 2R
Yana Kunitskaya derrotou Ketlen Vieira por decisão unânime dos jurados
Darrick Minner derrotou Charles Rosa por decisão unânime dos jurados
Chris Daukaus derrotou Alexey Oleynik por nocaute técnico no 1R
Phil Hawes derrotou Nassourdine Imavov por decisão majoritária dos jurados
Tom Aspinal finalizou Andrei Arlovski com um mata-leão no 2R

Card preliminar
Jared Gordon derrotou Danny Chavez por decisão unânime dos jurados
John Castañeda derrotou Eddie Wineland por nocaute técnico no 1R
Julian Erosa derrotou Nate Landwehr por nocaute técnico no 1R
Casey O’Neill derrotou Shana Dobson por nocaute técnico no 2R
Aiemann Zahabi derrotou Drako Rodriguez por nocaute no 1R
Sergey Spivac derrotou Jared Vanderaa por nocaute técnico no 2R