Giullia Penalber assumiu a liderança do ranking mundial da United World Wrestling, atualizado este mês pela entidade máxima do esporte. A brasileira saltou do quinto para o primeiro lugar ao vencer o Ranking Series 2021 na categoria até 57kg, no estilo livre feminino. Foi o primeiro título do Wrestling nacional no ano olímpico.

“Estou muito feliz com essa medalha, o título e a liderança no ranking, não só por ser a minha primeira conquista no Ranking Series, como também a primeira do ano, indicando que o trabalho que temos feito foi muito proveitoso. Gostaria de dedicar esse título a todos que deram o suporte para que pudéssemos viajar e nos preparar, ao Time Brasil, CBW, Marinha, e também agradecer em especial ao técnico Pedro Garcia e aos meus companheiros de treinamento, que foram cruciais nesse período”, agradeceu Giullia.

A lutadora foi uma das poucas atletas a subir no alto do pódio no ano passado, antes da paralisação das competições internacionais. Penalber venceu o Pan-americano de Wrestling 2020 realizado em março, no Canadá, e assumiu naquela época a posição de número cinco no ranking mundial. O hiato entre campeonatos por conta da pandemia não afetou a brasileira, que não só se manteve no topo ao vencer o torneio italiano, como assumiu a liderança do ranking internacional e ainda busca a vaga nas Olimpíadas.

“Estou feliz com o título na Itália, é muito motivador ver que esse tempo sem competições foi produtivo, mas sei que ao mesmo tempo fico bastante visada e aguardo lutas duras nas próximas competições. Vencer sempre dá mais motivação para seguir em busca da vaga olímpica”, frisou Giullia, que vai atrás da vaga nos Jogos Olímpicos no dia 7 de maio, no pré-olímpico mundial, que será disputado em Sófia, na Bulgária.

Confira abaixo as atletas brasileiros que figuram no ranking mundial:

Giullia Penalber – 1º lugar até 57kg
Lais Nunes – 3º lugar até 62kg*
Aline Silva – 5º lugar até 76kg*
Kamila Barbosa – 6º lugar até 50kg

* Já estão garantidas nos Jogos Olímpicos