Da última quinta-feira (18) até o domingo (21), na Arena da Juventude, em Deodoro, foi disputado o Rio International Open da IBJJF / CBJJ, evento que contou com grandes craques do Jiu-Jitsu em ação. Na faixa-preta adulto, Gabi Pessanha brilhou entre as mulheres, conquistando o título super-pesado e o absoluto. Já entre os homens, Erich Munis e Yatan Bueno, da Alliance/Dream Art, fecharam o peso-aberto. Erich, de quebra, também conseguiu fazer a dobradinha na final dos super-pesados com o irmão Anderson Munis.

Confira todos os campeões do Rio Open Gi, AQUI

Nas categorias, destaque para o retorno de Erberth Santos aos torneios. O casca-grossa foi campeão dos pesadíssimos, mas acabou não entrando na disputa do absoluto. Já o experiente Leonardo Saggioro garantiu o topo do pódio na divisão dos penas. Outros medalhistas de ouro foram Wesley Santos (pluma), Victor Marques (leve), Alexandre de Jesus (médio), Maurício de Oliveira (meio-pesado) e Leon Brito (pesado).

De volta à parte feminina, a craque Bia Basílio foi campeã no peso-pena. Além da atleta da Almeida Jiu-Jitsu, Jessica Dantas levou o título nos galos, Gabriela Fechter nos plumas e Natália Zumba no peso leve. Vice-campeã no absoluto para Gabi Pessanha, Izadora Cristina foi a primeira colocada nos meio-pesados.

 

Destaques sem o quimono

No último dia do evento, o Rio Open deu lugar as lutas sem quimono. Prata nos pesados, perdendo o título para Victor Bomfim, Marcelo Gomide voltou e se sagrou campeão absoluto entre os homens na faixa-preta adulto. Outros destaques ficaram por conta dos irmãos Yago Rodrigues (pena) e Ygor Rodrigues (médio), que venceram suas respectivas categorias. Líder da Pirâmide Grappling, Marco Aurellio de Queiroz garantiu o título nos meio-pesados. Já nos pesados, o médico e faixa-preta Antônio Assef levou o primeiro lugar.

Gabriela Fechter, que foi campeã na divisão, mas não teve adversária na categoria dos penas, se aventurou no absoluto e abocanhou o ouro. A atleta da Checkmat venceu Jéssica Dantas (Caio Terra Brasil) na decisão.

Confira todos os campeões do Rio Open No-Gi, AQUI

No título geral por equipes, a GFTeam triunfou nas disputas no Rio Open com e sem pano. A tradicional escola do Rio de Janeiro conquistou 356 e 250 pontos, respectivamente, nos dois campeonatos. Alliance e Nova União completaram o pódio Gi, enquanto a Gracie Barra e CheckMat fecharam o Top 3 do certame No-Gi.

Gomide conquistou o absoluto nas disputas No-Gi  (Foto Dai Bueno / TATAME)