A CBJJD vai realizar no próximo fim de semana, sábado (17) e domingo (18), o Pan Americano de Jiu-Jitsu na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico. Além da disputa técnica nos tatames na quarta etapa do Circuito Rio Mineirinho, o evento vai promover uma grande ação social, chamada “Amigos na Luta”. A ideia é de Pedro Silveira, instrutor do Comandos Anfíbios da Marinha do Brasil e treinador de atletas no Brasil e exterior.

Por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus e o impacto financeiro em diversas famílias, Pedro começou a ajudar alguns amigos mais próximos. A ação foi ganhando um corpo maior, outras pessoas dispostas a ajudar foram chegando e mais famílias puderam ser beneficiadas com alimentos e outros itens. Agora, o trabalho será desenvolvido em parceria com a CBJJD, FJJD-Rio e LBV (Legião da Boa Vontade).

“Conseguimos algo muito legal, que esse projeto ‘Amigos na Luta’ fosse incorporado pela FJJD-Rio do Rogério Gavazza para que todos os atletas filiados também possam doar 2kg de alimentos não perecíveis e vamos distribuir para os projetos sociais que tem pouca ou nenhuma ajuda para que as crianças possam continuar através do esporte, ajudando em casa”, escreveu Pedro em um longo comunicado no Instagram (veja aqui).

Rogério Gavazza, presidente da FJJD-Rio, também destacou a parceria e espera contar com o apoio dos atletas e professores na arrecadação de alimentos durante o Pan: “Como não está sendo permitida a presença de público, a organização conta com a participação de todos os atletas, professores, árbitros, staff e o acompanhante dos atletas menores de idade, que estarão no evento. Uma campanha de lutador pra lutador, onde as famílias dos atletas de diversos projetos sociais receberão as cestas básicas”, concluiu.

Por conta da pandemia, a CBJJD vai seguir um protocolo sanitário ainda mais rigoroso no Pan Americano.