Criada pelos irmãos Nogueira – Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro – no ano de 2008, a Team Nogueira é considerada uma das redes de academias mais sólidas e conceituadas do mercado, com franquias espalhadas pelo Brasil e também em outros países, como Estados Unidos e Emirados Árabes. No país árabe, inclusive, o trabalho já é coordenado há 10 anos e tem a liderança de Rafael Haubert.

Faixa-preta 4º de Jiu-Jitsu, sendo graduado por Walter Mattos e Zé Mário Sperry, dois grandes nomes na história da arte suave, Rafael falou como surgiu a oportunidade de administrar a Team Nogueira Dubai e destacou a paixão dos árabes pelo Jiu-Jitsu, citando, inclusive, a relação com o Sheik Tarik Alqassimi, que hoje é faixa-preta.

“A responsabilidade é grande, mas recebo todo suporte da matriz do Brasil, temos metodologia desenvolvida pelos irmãos Nogueira e vários professores e gestores renomados. A presença e o apoio do Minotauro e Minotouro acontece todos os anos, isso ajudou e ajuda muito a manter e crescer a Team Nogueira Dubai. Temos uma estrutura fantástica aqui e no Brasil. A Team Nogueira Dubai teve início no ano de 1999, quando comecei a treinar com os irmãos Nogueira, e essa amizade dura até hoje. Eu fui morar nos Emirados Árabes em 2009, e lá eu comecei a treinar o Sheik Tarik Alqassimi, que hoje é faixa-preta de Jiu-Jitsu também. Nesse momento, nós abrimos a primeira academia especializada em Jiu-Jitsu em Dubai, no ano de 2010. Nesse processo, eu apresentei o Sheik Tarik aos irmãos Nogueira. Com o crescimento da academia que abrimos em Dubai e com a ideia de abrir uma academia maior, veio a ideia e a parceria com os irmãos. Foi daí que me tornei o responsável pela Team Nogueira Dubai e tenho muito orgulho disso”, destacou.

A pandemia provocada pela Covid-19 assola o mundo desde o início de 2020 e, além de mudar drasticamente a rotina de inúmeras pessoas, fez com que diversas empresas e empreendimentos adotassem mudanças significativas em seu modelo de trabalho, visando a adaptação às medidas de segurança adotadas pelas autoridades de saúde. Ao falar sobre o tema, Rafael Haubert afirmou que a pandemia afetou, sim, o dia a dia da Team Nogueira Dubai, mas reforçou que o trabalho sólido desenvolvido ao longo dos anos foi essencial para superar as dificuldades causadas pelo difícil período.

“Com certeza, a pandemia afetou, como afetou o mundo todo, e são nesses momentos que você deve estar sempre preparado. A arte marcial dá essa força extra que você precisa para se adaptar e ver como você vai fazer uma academia, ou qualquer negócio que você tenha, sobreviver. Graças a Deus, estamos nesse processo. É um trabalho sólido, que já está completando 10 anos, então eu acredito que já passamos pela parte mais difícil. Com trabalho e adaptação, fomos capazes de superar esse momento tão difícil, que ainda está em andamento. Mas estamos nos adaptando e com força para seguir em frente”, destacou Rafael, que por fim, falou sobre seus objetivos com a Team Nogueira Dubai.

“A ideia sempre foi desenvolver o esporte dentro do país. É uma missão que tenho dentro de mim, é uma visão que o Sheik Tarik sempre teve também. A missão continua, apesar das dificuldades causadas pela pandemia, a missão segue e o trabalho é desenvolver e apresentar as artes marciais para as crianças, seus familiares e a qualquer pessoa que queira encontrar um estilo de vida, buscar uma vida mais saudável e confiante. Nós estamos lá para desenvolver esse trabalho através dos programas executados pelos irmãos Nogueira e as adaptações que fiz para o país. Posso adiantar que estamos com bons planos e queremos colocar em prática ainda em 2021”, concluiu.