Ex-campeão peso-pesado UFC, Fabrício Werdum está de volta. Após uma longa jornada dentro da maior organização de MMA do mundo, o brasileiro faz sua estreia na PFL (Professional Fighters League) nesta quinta-feira (6), quando irá enfrentar o compatriota Renan Problema na luta principal do terceiro evento da temporada 2021. Além deles, Mariana Morais, Larissa Pacheco e Bruno Cappelozza também representam a bandeira verde e amarela no card, que contará com disputas nos pesos leve, meio-médio e pesado.

Com dez vitórias e quatro derrotas no UFC, Werdum faturou o título dos pesados em 2015, quando ele finalizou Cain Velásquez, mas o perdeu em sua luta seguinte, para Stipe Mocic. Em sua última apresentação, o faixa-preta de Jiu-Jitsu finalizou Alexander Gustafsson com justa chave de braço, em julho de 2020. Aos 43 anos e recém-contratado pela PFL, o “Vai Cavalo” é um dos favoritos ao prêmio de US$ 1 milhão para o campeão.

Bem menos experiente que o gaúcho, Renan Problema, 31 anos, também irá estrear na PFL. Representante da Team Nogueira, o peso-pesado tem seis vitórias e duas derrotas no seu cartel profissional, mas não luta desde 2019, quando bateu Jared Vanderaa pelo LFA 74. O atleta de Porangatu (Goiás) chama atenção pela envergadura de dois metros e 16 cm, uma das maiores do MMA, além dos 2,08m de altura e mais de 110kg.

 

O card em Nova Jersey, Estados Unidos, ainda vai contar com mais três brasileiros. Mariana Morais fará o co-main event da noite contra uma das sensações do momento, a bicampeã da PFL, Kayla Harrison. Já Larissa Pacheco vai enfrentar Jujila Pajic, enquanto Bruno Cappelozza terá o croata Ante Delija pela frente no cage.

Vale lembrar que o formato da Professional Fighters League é inspirado nas grandes ligas americanas, nas quais o campeonato é dividido em temporada regular e playoffs. Na PFL MMA, a temporada regular consiste em duas lutas para cada atleta, e cada uma vale pontos na classificação. Uma vitória conta três pontos e o empate vale um ponto. “No Contest” (luta sem resultado) também vale um ponto. Triunfos por nocaute e finalização recebem bônus de acordo com o round em que acontecerem: no primeiro assalto, são três pontos de bônus; no segundo, dois pontos; e no terceiro, um ponto. Ao fim da primeira parte, os quatro melhores classificados de cada categoria passam aos playoffs e se enfrentam por uma vaga na grande decisão, valendo US$ 1 milhão para o campeão de cada uma das classes de peso (seis masculinas e uma feminina).

 

CARD COMPLETO:

PFL 2021 #3
Atlantic City, em Nova Jersey (EUA)
Quinta-feira, 6 de maio de 2021

Card principal (22h, Horário de Brasília)
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Renan Problema
Peso-leve: Kayla Harrison x Mariana Morais
Peso-pesado: Mohammed Usman x Brandon Sayles
Peso-leve: Larissa Pacheco x Julija Pajic

Card preliminar (18h30, horário de Brasília)
Peso-pesado: Ante Delija x Bruno Cappelozza
Peso-leve: Cindy Dandois x Kaitlin Young
Peso-leve: Genah Fabian x Laura Sanchez
Peso-pesado: Denis Goltsov x Muhammed Dereese
Peso-leve: Helena Kolesnyk x Taylor Guardado
Peso-meio-médio: Magomed Umalatov x Kyron Bowen