Gordon Ryan revela doença rara e anuncia seu afastamento dos torneios por tempo indefinido

Um dos principais lutadores No-Gi (sem quimono) do mundo pode estar próximo de se despedir das competições. Gordon Ryan, nos últimos dias, postou uma mensagem no Instagram informando que não vai lutar no card do Who’s Number One, marcado para esta sexta-feira (28), onde enfrentaria Luiz Panza, e deixando também aberta a possibilidade de não competir mais. O americano anunciou que está se retirando de todos os torneios por tempo indeterminado devido à problemas de saúde e citou que, nos últimos três anos, vem batalhando contra uma rara doença em seu estômago, que ainda não possui diagnóstico exato.

Ryan afirmou que a doença estomacal o deixa com náuseas por muitas vezes nos treinos, e isso vem o incomodando ao longo dos últimos tempos. Mesmo que ainda exista uma incerteza sobre competir e treinar no futuro, o americano deixou claro que pretende compartilhar seus ensinamentos como treinador.

“Me entristece fazer esta postagem. Meu estômago não está mais cooperando comigo. A maioria de vocês agora sabe que tem sido uma batalha difícil por três anos, desde que os antibióticos estafilococos bagunçaram meu estômago. Com efeito imediato, tirarei uma licença das competições. Meu estômago está em um ponto agora em que eu não consigo treinar de maneira correta. Sempre foi um problema, mas está piorando progressivamente com o passar do tempo. Nos treinamentos, sou essencialmente inútil porque estou sempre com náuseas. O futuro para mim, como atleta, é incerto, mas o futuro como treinador é definitivo. Eu deveria competir uma vez por mês até outubro, mas estou fora das competições e não planejo voltar até que meu estômago esteja 100% melhor, se é que algum dia vai estar”, escreveu Gordon.

Campeão na divisão até 99kg e absoluto no último ADCC, realizado em 2019, Gordon Ryan sempre se destacou nas competições sem quimono e também pelo lado provocador. Sua última confusão – e mais famosa – aconteceu com André Galvão. Na ocasião, o americano deu dois tapas no rosto do brasileiro quando este se aproximou para discutir. Além disso, recentemente, Gordon foi contratado pelo evento asiático ONE Championship para fazer lutas de grappling e MMA, no entanto, após o lutador revelar o problema de saúde, não há uma programação definida para que um dia ele entre em ação na franquia.

Confira as postagens de Gordon Ryan abaixo (em inglês):