* Raoni Barcelos estará em ação no sábado (26), pelo UFC Vegas 30, contra o russo Timur Valiev. O peso-galo brasileiro lutou pela última vez em novembro de 2020, mas já era para ter retornado ao octógono há um tempo. Problemas de lesões – do próprio Raoni e dos adversários – e um teste positivo para o novo coronavírus atrapalharam os planos do carioca e o tiraram de três combates nos últimos meses no Ultimate.

Em entrevista à TATAME, Raoni contou que aprendeu a lidar com a frustração de ter lutas canceladas para não “se perder” no caminho: “Eu coloquei na minha cabeça que isso não vai me atrapalhar mais, tenho que saber lidar. Na última luta, mantiveram o combate e eu testei positivo para Covid-19. Não era para acontecer. Quando as coisas vão acontecer, elas acontecessem. Estou pronto para lutar. Estou trabalhando a minha cabeça quanto a isso. Se ficar abalado com isso, vou acabar me perdendo”, comentou o casca-grossa.

Após cerca de sete meses sem lutar, Raoni disse que conseguiu atribuir algumas novidades ao seu jogo, como por exemplo, os chutes que estarão presentes na sua apresentação de sábado, em Las Vegas. O peso-galo, que está invicto no UFC, afirmou também que esse aspecto faz parte da estratégia para encarar Valiev.

“Cada camp é diferente um do outro, a gente vai treinando para cada adversário e vamos incluindo coisas novas. Por ele ser um cara versátil, acho que será uma luta dinâmica, permitindo que eu abra um ‘caixa de ferramenta’ para outras coisas. Vai ser um jogo bonito! Coloquei algumas coisas novas, como os chutes, por exemplo”, explicou Raoni, que seguiu analisando o russo, classificado pelo brasileiro como “completo”.

“Ele é completo, chuta bastante, mas se bobear coloca pra baixo. Estou preparado para tudo, tem que ver onde eu quero levar, estiver confortável. Vou tentar acabar com a luta logo com um nocaute ou finalização”.

CARD COMPLETO:

UFC Vegas 30
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 26 de junho de 2021

Card principal (17h, horário de Brasília)
Peso-pesado: Ciryl Gane x Alexander Volkov
Peso-pesado: Tanner Boser x Ovince St. Preux
Peso-galo: Raoni Barcelos x Timur Valiev
Peso-pena: Andre Fili x Daniel Pineda
Peso-meio-médio: Tim Means x Nicolas Dalby
Peso-leve: Renato Moicano x Jai Herbert

Card preliminar (14h, horário de Brasília)
Peso-meio-pesado: Kennedy Nzechukwu x Danilo Marques
Peso-meio-médio: Shavkat Rakhmonov x Michel Trator
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Jeremiah Wells
Peso-meio-pesado: Marcin Prachnio x Ike Villanueva
Peso-galo: Julia Avila x Julija Stoliarenko
Peso-pena: Charles Rosa x Justin Jaynes
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damir Hadzovic

* Por Yago Rédua