João Miyao, Xande, Talita Treta e mais: confira os campeões master no Mundial No-Gi 2021

A edição do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu sem quimono da IBJJF em 2021, que chegou ao fim no domingo (11), no Texas (EUA), colocou grandes nomes em ação nas categorias da classe master. No faixa-preta master 1, o casca-grossa Sergio Rios conquistou o ouro duplo. Entre as mulheres, quem chamou atenção foi Joy Pendell com a dobradinha no peso e absoluto.

Já nas categorias, ainda no master 1, nomes consagrados brilharam. Os multicampeões João Miyao (pluma) e Xande Ribeiro (pesado) garantiram a medalha de ouro em suas respectivas divisões. Outros destaques foram Gabriel Marangoni (peso-pena) e Gilson Nunes (peso-leve).

Nas disputas do master 2, também na faixa-preta, o absoluto masculino foi para Jonathan Andrew entre os homens, enquanto no feminino Talita Treta garantiu o ouro duplo. Nas classe de peso, Jussier Formiga, ex-atleta do UFC, foi campeão nos plumas e Bruno Frazatto nos penas.

A disputa no master 3 da faixa-preta foi intensa. Luke Harris levou a melhor no absoluto, mas não conseguiu concluir a dobradinha. Na divisão, o experiente Alexandre Café foi superior e confirmou a medalha de ouro. Já no master 4, James Brasco conquistou a divisão dos pesados e o peso aberto, assim como Christopher Howe no master 5. Brian William Lewis, no master 6 também levou para casa duas medalhas de ouro, igualmente a Joseph Castillo no master 7.

No master 3, 4, 6 e 7 não tiveram disputas femininas na faixa-preta. No entanto, no master 5, a casca-grossa Felicia Oh mostrou toda a sua técnica para confirmar o ouro duplo. Na divisão, a lutadora não teve adversária, mas no absoluto Jeane Saari-Ruiz na decisão e ficou com o ouro.