Usman domina Masvidal e mantém cinturão no UFC 251; Volkanovski e Petr Yan vencem disputas de título

Usman domina Masvidal e mantém cinturão no UFC 251; Volkanovski e Petr Yan vencem disputas de título

Com grandes nomes em ação e três disputas de cinturão, a estreia da “ilha da luta”, em Abu Dhabi (EAU), reservou fortes emoções para os fãs de MMA na noite deste sábado (11). Cercada de expectativa, a luta principal contou com domínio total do campeão meio-médio Kamaru Usman, que derrotou Jorge Masvidal por decisão unânime e manteve o cinturão. No co-main event, Alexander Volkanovski voltou a vencer Max Holloway, consagrando-se de vez como campeão peso-pena.

José Aldo não teve tanta sorte diante de Petr Yan. Em busca da chance de se tornar campeão de duas categorias do Ultimate, o brasileiro – ex-campeão peso-pena – se esforçou, voltou a aplicar seus famosos chutes, porém, não foi o suficiente para desbancar o russo, que agora é o novo campeão peso-galo do UFC.

Usman domina e bate Masvidal

Repleta de expectativa, a luta principal seguiu o roteiro esperado. Campeão meio-médio, Kamaru Usman jogou seguro, apostando nas quedas e botando pressão na grade. Convocado há seis dias para substituir o brasileiro Gilbert Durinho, que testou positivo para o novo coronavírus, Jorge Masvidal não foi páreo.

Visivelmente em desvantagem física, Masvidal pouco assustou, enquanto Usman ia contabilizando pontos round após round. No fim, após domínio quase total, o nigeriano triunfou por decisão unânime dos jurados e manteve o cinturão em sua posse, realizando sua segunda defesa de título bem-sucedida.

Volkanovski mantém seu cinturão

Em revanche contra Max Holloway, o atual campeão dos penas Alexander Volkanovski fez valer seu posto e, após cinco rounds, manteve o cinturão em sua posse por decisão dividida dos jurados. A luta foi lá e cá, mas sem grandes momentos, seguindo morna durante a maior parte do combate pelo co-main event.

Aparentemente mais inteiro, Volkanovski tentou dominar o centro do octógono, dando o mesmo desfecho do primeiro encontro entre ele e Holloway: vitória, mas desta vez por decisão dividida ao invés de unânime.

Petr Yan derrota Aldo e leva título

Na primeira disputa de cinturão da noite, o ex-campeão dos penas José Aldo teve a oportunidade de fazer história contra o russo Petr Yan, mas não conseguiu, com Yan se consagrando o novo campeão peso-galo do UFC. Aldo até teve bons momentos, começando bem, mas Petr foi superior na maior parte da luta.

No quinto e último round, com José Aldo já sem gás, o russo foi com tudo pra cima, castigando o brasileiro no ground and pound até a interrupção do árbitro. O triunfo foi o sétimo seguido de Petr Yan na categoria, que agora é o novo campeão peso-galo após a aposentadoria de Henry Cejudo.

VanZant supera Jéssica Bate-Estaca

A revanche entre as ex-campeãs do peso palha Jéssica Bate-Estaca e Rose Namajunas pegou fogo na “ilha da luta”. Mais forte fisicamente, a brasileira foi pra cima desde o primeiro round, enquanto Rose respondia nos contragolpes. Os rounds foram passando, e Rose contabilizava pontos, enquanto Jéssica acertava bombas.

Ao fim da disputa, bastante parelha, Rose Namajunas, mesmo com o rosto bastante machucado, foi declarada vencedora por decisão dividida dos jurados. A vitória representou uma redenção para a norte-americana, que após perder o cinturão peso-palha para a agora ex-campeã Bate-Estaca e perder parentes vítimas do novo coronavírus, voltou a vencer após mais de um ano sem lutar.

Amanda Ribas finaliza e embala no UFC

Na abertura do card principal, a peso-mosca Amanda Ribas fez jus ao bom momento e somou mais uma grande vitória. Diante de Paige VanZant, a brasileira até sofreu uma pressão inicial, mas logo tratou de levar a luta para o chão e, no primeiro round, encaixou uma justa chave de braço para vencer por finalização.

Com o resultado, Amanda Ribas agora soma quatro triunfos em quatro lutas no Ultimate e deve ganhar posições importantes no ranking peso-mosca, se aproximando de uma chance pelo tile shot.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC 251
Ilha de Yas, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 11 de julho de 2020

Card principal 
Kamaru Usman derrotou Jorge Masvidal por decisão unânime dos jurados
Alexander Volkanovski derrotou Max Holloway por decisão dividida dos jurados
Petr Yan derrotou José Aldo por nocaute técnico no 5R
Rose Namajunas derrotou Jéssica Bate-Estaca por decisão dividida dos jurados
Amanda Ribas finalizou Paige VanZant com uma chave de braço no 1R

Card preliminar
Jiri Prochazka derrotou Volkan Oezdemir por nocaute no 2R
Muslim Salikhov derrotou Elizeu Capoeira por decisão dividida dos jurados
Makwan Amirkhani finalizou Danny Henry com um estrangulamento no 1R
Léo Santos derrotou Roman Bogatov por decisão unânime dos jurados
Marcin Tybura derrotou Maxim Grishin por decisão unânime dos jurados
Raulian Paiva derrotou Zhalgas Zhumagulov por decisão unânime dos jurados
Karol Rosa derrotou Vanessa Melo por decisão unânime dos jurados
Davey Grant derrotou Martin Day por nocaute no 3R