Tricampeão mundial de Boxe, Éder Jofre morre aos 86 anos em São Paulo; saiba mais
Éder Jofre foi tricampeão mundial de Boxe e uma lenda do esporte brasileiro (Foto: Divulgação)
Uma das maiores lendas do Boxe brasileiro, Éder Jofre morreu neste domingo (2), em São Paulo, aos 86 anos. O ídolo do Boxe estava internado com pneumonia desde março e apresentou complicações da doença. Ele também sofria de encefalopatia traumática crônica, doença conhecida por “demência pugilística”, que foi diagnosticada em 2015.
Nascido em 1936, em São Paulo, Éder Jofre teve quase 20 anos de carreira e, entre os principais títulos, foi três vezes campeão mundial. Uma pela Associação Mundial de Boxe (IBF) no peso-galo e duas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) nos galos e penas.
O brasileiro ostentou um cartel impressionante de 75 vitórias – sendo 52 por nocaute – em 81 combates. A primeira luta aconteceu em 29 de março de 1957 contra o argentino Raul Lopez, onde venceu por nocaute. Já a despedida, quase 20 anos depois, foi contra o mexicano Octavio Gomez, em agosto de 1976, quando venceu por unanimidade.
Entre os títulos e condecorações individuais, Éder, conhecido como o “Galo de Ouro”, foi eleito para o Hall da Fama do Boxe em 1992. Até hoje, é o único brasileiro que faz parte do seleto grupo mundial nos Estados Unidos.