UFC 294: com revanche pelo cinturão e três brasileiros no card, evento acontece neste sábado
UFC 294, em Abu Dhabi, terá disputa de cinturão entre Makhachev e Volkanovski na luta principal; Johnny Walker, Warlley Alves e Bruno Blindado representam o Brasil
Islam Makhachev e Alexander Volkanovski vão disputar o cinturão peso-leve na luta principal do UFC 294 (Foto: Divulgação/UFC)
O octógono do UFC desembarca na Etihad Arena, em Abu Dhabi (EAU), neste sábado (21) para um duelo entre campeões valendo o cinturão peso-leve no UFC 294. A luta, que será transmitida com exclusividade para o Brasil pelo UFC Fight Pass a partir das 11h (horário de Brasília), colocará frente a frente o atual campeão da divisão, Islam Makhachev (24v-1d), e o campeão peso-pena do UFC Alexander Volkanovski (26v-2d).
Esse será o segundo combate entre os dois – em fevereiro deste ano, na Austrália, Makhachev manteve o cinturão com uma vitória por decisão unânime após cinco rounds disputados. Volkanovski, vale lembrar, aceitou a revanche a menos de duas semanas da luta, após o ex-campeão Charles do Bronx ser retirado do card por conta de um corte profundo na altura do supercílio.
Invicto, Chimaev mede forças contra o ex-campeão Usman
Outra luta bastante aguardada do UFC 294 também contou com uma mudança de última hora. O ex-campeão peso meio-médio do UFC, Kamaru Usman (20v-3d), faz sua estreia no peso-médio contra o invicto Khamzat Chimaev (12v-0d) na luta co-principal do evento. Usman foi um dos campeões mais dominantes na história dos meio-médios do Ultimate antes de suas duas únicas derrotas na organização, contra o atual campeão Leon Edwards.
Kamaru Usman tentará agora chegar novamente a um título do UFC, agora na divisão de cima, na luta que ele aceitou com apenas nove dias de antecedência. Usman substitui o brasileiro Paulo Borrachinha, que teve que deixar o card do UFC 294 por conta de uma infecção no cotovelo direito. A tarefa do nigeriano não será fácil. Khamzat Chimaev se tornou um favorito dos fãs desde que chegou ao UFC, em 2020. Invicto em suas 12 lutas profissionais, com a maioria de suas vitórias ocorrendo nos dois primeiros rounds, seu estilo dinâmico continua sendo um quebra-cabeça ainda a ser resolvido.
Em boa fase, Johnny Walker encara russo casca-grossa
Na terceira luta mais importante do UFC 294, o próximo desafiante do cinturão peso meio-pesado pode ser definido. Número 2 do ranking da divisão, Magomed Ankalaev (17v-1d-1e) enfrenta o brasileiro e número da divisão Johnny Walker (21v-7d). A última luta de Ankalaev foi pelo cinturão vago da divisão, em dezembro, contra o ex-campeão Jan Blachowicz. O duelo acabou em um empate dividido. Já Johnny Walker espera chegar pela primeira vez a uma disputa pelo título. Um favorito dos fãs por suas performances (e celebrações) marcantes, o brasileiro vive bom momento no UFC – são três vitórias consecutivas, duas delas ainda no primeiro round.
Warlley Alves retorna ao peso-médio e tem duro desafio pela frente
Após nove anos, Warlley Alves (14v-6d) está de volta ao peso-médio, divisão na qual ele conquistou a terceira temporada do reality show “The Ultimate Fighter”. Especialista no Kickboxing, modalidade em que foi campeão brasileiro três vezes, Warlley só havia competido no UFC no peso meio-médio. Ele agora retorna ao peso-médio para enfrentar o russo Ikram Aliskerov (14v-1d), campeão mundial e europeu no Sambo, e que vem em uma sequência de seis triunfos consecutivos, o último deles um nocaute no primeiro round em maio.
Bruno Blindado mede forças contra russo invicto no UFC 294
Abrindo o card deste sábado no UFC 294, os fãs de MMA vão acompanhar um duelo de nocauteadores. Também no peso-médio, o brasileiro Bruno ” Blindado” Silva (23v-9d) vai tentar arruinar a estreia do invicto Shara Magomedov (11v-0d). Em seus 13 anos de carreira no MMA, Bruno conquistou 20 vitórias por nocaute, 14 delas ainda no primeiro round. Ele agora busca parar o ímpeto do russo, que tem 11 vitórias na carreira, sendo 10 delas por nocaute.
CARD COMPLETO:
UFC 294
Etihad Arena, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 21 de outubro de 2023
Card principal (15h, horário de Brasília)
Islam Makhachev derrotou Alexander Volkanovki por nocaute no 1R
Khamzat Chimaev derrotou Kamaru Usman por decisão majoritária dos jurados
Magomed Ankalaev x Johnny Walker terminou em No Contest (luta sem resultado)
Ikram Aliskerov derrotou Warlley Alves por nocaute técnico no 1R
Said Nurmagomedov finalizou Muin Gafurov com uma guilhotina no 1R
Card preliminar (11h, horário de Brasília)
Muhammad Mokaev finalizou Tim Elliot com um katagatame no 3R
Trevor Peek derrotou Mohammed Yahya por decisão unânime dos jurados
Javid Basharat x Victor Henry terminou em No Contest (luta sem resultado)
Sedriques Dumas derrotou Abu Azaitar por decisão unânime dos jurados
Mike Breeden derrotou Anshul Jubli por nocaute técnico no 3R
Muhammadjon Naimov derrotou Nathaniel Wood por decisão unânime dos jurados
Victoria Dudakova derrotou Jihn Yu Frey por decisão unânime dos jurados
Sharabutdin Magomedov derrotou Bruno Blindado por decisão unânime dos jurados