Abu Dhabi World Pro completa 10 anos e UAEJJF promete festa inesquecível; veja

Abu Dhabi World Pro completa 10 anos e UAEJJF promete festa inesquecível; veja

Por Diogo Santarém, Mateus Machado e Yago Rédua

Em 2018, o Abu Dhabi World Pro, maior competição da UAEJJF – e uma das maiores do mundo no cenário da arte suave -, completa 10 anos de existência, tendo promovido uma verdadeira “revolução” no Jiu-Jitsu desde a sua criação. Carro-chefe da Federação que tem seu investimento totalmente direcionado ao crescimento da arte suave, o campeonato rompeu barreiras e promete uma festa inesquecível neste ano para fechar sua temporada.

Para acompanhar o “show”, a TATAME mais uma vez estará presente na capital dos Emirados Árabes (a partir do dia 24) trazendo todos os detalhes do World Pro 10 com exclusividade para você: entrevistas, resultados completos e os bastidores do evento.

O pontapé inicial da décima edição do World Pro foi dado nos dias 16 e 17 de abril, com o S.S. Jiu-Jitsu National Championship, e nos dias 18 e 19, com o Adek Jiu-Jitsu National Championship, ambos eventos apenas para atletas dos Emirados Árabes Unidos.

Para conferir todas as informações e o cronograma completa, clique aqui

Na última sexta-feira e sábado (20 e 21), o Abu Dhabi Jiu-Jitsu Festival entrou em cena para todas as nacionalidades, sendo seguido pelo Youth Jiu-Jitsu Championship, dias 22 e 23, para menores de 18 anos. Por fim, do dia 24 ao 28, a Mubadala Arena recebe os astros do Jiu-Jitsu mundial para a parte principal do World Pro, com os faixas-preta entrando em ação, além das disputas do “Lengeds” e “King of Mats”. Ao todo, são esperados cerca de 7.500 atletas de mais de 100 países diferentes, com quase US$1 milhão em prêmios.

  • ABU DHABI WORLD PRO 2018 – 16/04 a 28/04
    16 e 17 – S.S. JIU-JITSU NATIONAL CHAMPIONSHIP
    18 e 19 – ADEK JIU-JITSU NATIONAL CHAMPIONSHIP
    20 e 21 – ABU DHABI JIU-JITSU FESTIVAL 2018
    22 e 23 – ABU DHABI WORLD YOUTH JIU-JITSU CHAMPIONSHIP 2018
    24 – ABU DHABI KING OF MATS 2018
    24 a 28 – ABU DHABI WORLD PRO JIU-JITSU CHAMPIONSHIP 2018
394910

Zé Mario Sperry possui uma grande história com os Emirados Árabes Unidos e a UAEJJF (Foto divulgação)

Rompendo barreiras

Um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu mundial e ídolo nos Emirados Árabes, Zé Mario Sperry foi um dos primeiros brasileiros a desbravar as terras do Golfo Pérsico. Cerca de 20 anos depois da sua primeira visita ao país, em 1998, o faixa-preta hoje se sente em casa. Grato pelas oportunidades proporcionadas pelos árabes, Sperry falou em entrevista à TATAME sobre a marca alcançada, o trabalho realizado pela UAEJJF e a sua relação com o país.

“Falando mais sobre a minha relação, ela é muito boa. Existe um respeito muito grande, eu devo muita coisa aos Emirados e ao Jiu-Jitsu. Através do Jiu-Jitsu, eu consegui cravar uma bandeira nos Emirados, e dos Emirados, eu consegui me projetar para outros lugares do mundo, como o próprio PRIDE. A minha relação com os Emirados e com a Federação (UAEJJF) é muito boa e respeitosa, e só tenho a parabenizá-los”, conta Sperry, que segue.

“Eu acho que eles (UAEJJF) estão indo muito bem. É uma longa caminhada… A CBJJ e a IBJJF têm uma história muito grande, vários anos na frente e eles fizeram um trabalho muito importante de desenvolvimento. Mas hoje a Federação dos Emirados Árabes tem um apoio muito grande do governo, isso ajuda bastante, mas não só isso… O nome dos EAU atualmente está relacionado com o Jiu-Jitsu, por eles apoiarem o esporte. Eles estão galgando o terreno arduamente, com muito trabalho, e eu vejo que nem para atrás e nem para o lado vão andar, só para frente. O evento está se tornando cada vez mais conhecido e só tem a melhorar. Eles têm feito um trabalho muito interessante e isso tem dado excelentes resultados, com certeza ainda vem mais por aí”, opina o experiente faixa-preta.

Materia WorldPro 249 alta 51 e1524361470914

Parajiu-Jitsu mais uma vez vai marcar presença em uma grande competição da Federação (Foto divulgação UAEJJF)

Além de alguns dos melhores faixas-preta do mundo em ação, o World Pro também terá outro momento dedicado para grandes atletas, os do Parajiu-Jitsu. Ajudando a tornar a modalidade cada vez mais democrática e acessível a todos, a UAEJJF merece elogios. Outro ponto alto é a internacionalização da arte suave, que vem ganhando mais e mais destaque.

“Nós temos visto o nível dos campeonatos evoluindo muito e isso traz público. É importante para o desenvolvimento do esporte e também da Federação. Um dos principais pontos da Federação é que ela mudou um pouco as regras e tem premiações bem satisfatórias, interessantes para os atletas, podendo fazer com que ele tenha mais condições de treinar e até viver das competições, e expandindo a nossa arte pelo mundo”, garante Sperry.

Gratidão dos atletas

Realizado sempre na capital dos Emirados Árabes Unidos, o World Pro conta com disputas para todas as faixas, idades e nacionalidades. Exemplo de profissionalismo e organização, o evento, ao longo de sua trajetória, ganhou o carinho e respeito de atletas consagrados da arte suave, como também de jovens lutadores que estão iniciando suas jornadas e fãs.

Desta forma, para comemorar essa importante marca da Federação com os 10 anos do evento, alguns atletas, com exclusividade à TATAME, falaram sobre a importância da UAEJJF para a evolução do Jiu-Jitsu ao longo dos últimos anos e destacaram o World Pro, além dos principais momentos em competições da franquia em suas respectivas carreiras.

Confira as declarações abaixo:

Materia WorldPro 249 alta 7

– José Carlos “Cocó”

A importância da UAEJJF no Jiu-Jitsu é ímpar. A Federação valoriza os atletas com premiação em dinheiro, visibilidade, além de todo conforto e comodidade para os atletas. É uma organização sensacional, onde levará o nosso esporte para outro nível em pouco tempo. Eu sou totalmente grato à UAEJJF por tudo que vem fazendo pelo esporte. Se hoje consigo viver só do Jiu-Jitsu, a UAEJJF faz parte disso, com certeza.

Materia WorldPro 249 alta 6

– Bia Mesquita

É um prazer falar sobre os 10 anos do World Pro. Sou faixa-preta da Gracie Humaitá, aluna da Letícia Ribeiro, e venho participando desde 2009, que foi o primeiro ano que eles realizaram um evento para as mulheres, eu ainda era faixa-marrom… E eu fico muito feliz de ter dado tão certo, estar completando dez anos agora, que foi o primeiro ano do masculino, em 2008, e desde então eu venho acompanhando. É um show maravilhoso, desde o tapete vermelho, iluminação, até a música. Tudo que eles trouxeram de novidade para o Jiu-Jitsu e para o profissionalismo dos atletas é muito legal. Pagam passagem, estadia, tudo para você estar lá e dar o seu melhor, então isso é muito gratificante. Gostaria de parabenizar à organização por cada ano o evento estar melhor.

Materia WorldPro 249 alta 8

– Nathiely Jesus

Parabenizo pelos 10 anos do evento e o trabalho da UAEJJF, que é uma organização que só vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Estarei lá competindo pelo quarto ano consecutivo (no Abu Dhabi World Pro), já estou muito ansiosa para entrar em ação e desejo sorte para todos que estarão competindo lá. Parabenizo a UAEJJF pelo tratamento aos atletas e profissionalismo no Jiu-Jitsu, eles fazem a diferença.

Materia WorldPro 249 alta 9

– Felipe Preguiça

É uma organização muito importante, e o World Pro um evento que faço questão de competir todos os anos, muito organizado, onde eles valorizam realmente os atletas. Fiz muitas lutas por lá, onde tenho excelentes recordações, várias lutas duríssimas, contra grandes atletas. Minha luta contra o (André) Galvão no World Pro, por exemplo, meu duelo contra o José Júnior, o ano que eu ganhei o absoluto, na época que ainda tinha a disputa do absoluto. Nos últimos três anos, eu fui campeão em Abu Dhabi, e em 2018, eu estarei lá novamente para tentar mais um título. Então, agradeço mais uma vez a Federação por tudo o que tem feito ao nosso esporte e vejo vocês lá.

Materia WorldPro 249 alta 10

– Gabriel Arges

Queria parabenizar a UAEJJF por estar ajudando nosso esporte a crescer, não só com os campeonatos muito bem organizados, como o Abu Dhabi World Pro, mas também pelas premiações em dinheiro, que ajudam o profissionalismo no esporte. Eu venho competindo desde 2013 e, desde então, eu consegui vencer os Mundiais do World Pro na faixa roxa, na marrom, e o meu favorito foi meu primeiro ano na preta, onde consegui vencer na categoria até 77kg e isso me deu muita confiança para seguir minha carreira e conquistar outros grandes títulos depois. Então, esse foi o melhor momento. Mas todo ano que estou competindo em Abu Dhabi é uma experiência muito boa, e eu queria parabenizar a Federação e a todos os atletas que fizeram do World Pro um grande evento.

Com grandes nomes confirmados e uma organização de alto nível por trás, ninguém dúvida que a décima edição do Abu Dhabi World Pro será incrível. Resta apenas aguardar para conferir o tamanho da festa que a UAEJJF irá proporcionar. E que venha o World Pro 2019!