ADCC ou CJI? Grappling tem fim de semana insano em Las Vegas (EUA) com os dois eventos

ADCC e CJI serão realizados neste fim de semana, em Las Vegas (EUA), com grandes estrelas do Grappling

ADCC ou CJI? Grappling tem fim de semana insano em Las Vegas (EUA) com os dois eventos

Rivalidade entre ADCC e CJI tem relação direta entre Gordon e Mo com Craig (Foto: Reprodução)

* Conceituado torneio de Grappling, o ADCC acontece neste fim de semana, em Las Vegas (EUA), e diferente dos anos anteriores, o grande evento tem um concorrente de peso. Trata-se do show inaugural produzido por Craig Jones – o Craig Jones Invitational. Evento que estreou na noite de sexta-feira (16) e terá as finais na noite deste sábado (17), também tem como palco a capital mundial das lutas.

Rivalidade entre ADCC e CJI

O prestigiado torneio do ADCC já levou nomes importantes da luta agarrada, como o de André Galvão, Ricardo Arona, Marcus Buchecha, Rodolfo Vieira, Fabricio Werdum e muitos outros. Na edição de 2024, Grodon Ryan – maior estrela da modalidade atualmente – foi escalado para encarar Felipe Preguiça e, depois, Yuri Simões, em duas superlutas. No entanto, o aguardado torneio também vai contar com a presença de Nicholas Meregali, Mica Galvão, Diego Pato, Bia Basílio, Diogo Reis e outros atletas renomados.

Em contrapartida, o evento inaugural de Craig Jones carregará nomes de peso. A grande maioria estava escalado para o ADCC 2024. Nomes como Renato Canuto, Fellipe Andrew, Lucas Hulk, Victor Hugo, Nicky Rodriguez, João Gabriel Rocha, Roberto Jimenez, Luke Rockhold, Kade Ruotolo e Tye Ruotolo serão atração nos dois torneios em disputa que valem o prêmio de US$ 1 milhão. Além disso, em algo histórico no esporte, Gabi Garcia fará uma superluta contra Craig Jones.

Craig, vale ressaltar, anunciou o novo torneio em maio deste ano, no mesmo período em que criticou o prêmio do ADCC. Na ocasião, o ex-lutador do torneio afirmou que iria inaugurar um evento que oferecesse o valor de 1 milhão de dólares (cerca de 5,4 milhões de reais) ao vencedor de cada GP. Ainda não se sabe se o CJI terá outras edições, mas o valor a ser pago é histórico e divide parte da comunidade do Grappling, fazendo com que alguns lutadores, já confirmados no ADCC, trocassem o prestigiado torneio pelo evento inaugural do australiano.

Melhor do Grappling na atualidade, Gordon Ryan anunciou afastamento das competições por tempo indeterminado (Foto: Reprodução/Instagram)

Melhor do Grappling na atualidade, Gordon Ryan será uma das atrações do ADCC 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Quem é Craig Jones?

Craig Jones é um renomado lutador e professor australiano, que costuma ser irreverente nas redes sociais. O atleta já foi finalista do ADCC em duas oportunidades. Em 2019, foi superado por Matheus Diniz por pontos e, em 2022, terminou derrotado pelo brasileiro Kaynan Duarte também na pontuação. Assim como Gordon Ryan, Jones é um atleta que tem como foco apenas as competições de Grappling e não compete com quimono.

O que é o ADCC?

O ADCC surgiu em 1998, quando o xeique Tahnoun Bin Zayed Al Nahyan e Nelson Monteiro, professor de Jiu-Jitsu, se uniram para fundar o Abu Dhabi Combat Club. O torneio ganhou notoriedade ao unificar o Jiu-Jitsu, Wrestling, Sumô, Judô, Sambo e outras modalidades, além de reunir nomes conhecidos no cenário da luta para fazerem parte do grande evento.

O torneio, que atualmente é presidido por Mo Jassim, é realizado a cada dois anos ao redor do mundo. Inicialmente, o campeonato era sediado apenas em Abu Dhabi. No entanto, com o passar dos anos, a Copa do Mundo do Grappling ganhou novos endereços, como, Inglaterra, China, Brasil, Estados Unidos e outros.

Snapinsta.app 454929537 1559908304939780 5910589359899238341 n 1080

CJI terá uma luta entre Gabi Garcia e Craig Jones como atração principal da disputa neste sábado (17) (Foto: Reprodução)

*Por Damares Farias

Para conferir mais notícias sobre o CJI e ADCC, clique aqui