Adesanya ‘culpa’ Alex Poatan por longa rivalidade e afirma: ‘Foi você quem me perseguiu’

Alex Poatan e Israel Adesanya já se enfrentaram quatro vezes, sendo duas no Kickboxing e outras duas no MMA; veja mais

Adesanya ‘culpa’ Alex Poatan por longa rivalidade e afirma: ‘Foi você quem me perseguiu’

Alex Poatan e Israel Adesanya já se enfrentaram quatro vezes, sendo duas no Kickboxing e outras duas no MMA (Foto: Reprodução/YouTube)

Ex-campeão peso-médio do UFC, Israel Adesanya vive atualmente a pior fase da sua carreira no MMA, com quatro derrotas sofridas em suas últimas cinco lutas. No entanto, ao longo da sua trajetória, o nigeriano pode se orgulhar do fato de ter ostentado o cinturão dos médios por alguns anos, além de ter protagonizado batalhas com outros grandes nomes das artes márcias mistas.

Adesanya também foi o responsável por promover aos fãs de MMA grandes rivalidades. A maior delas, logicamente, com Alex Poatan. O nigeriano já havia enfrentado o brasileiro em duas oportunidades no Kickboxing, sendo derrotado em ambas. No entanto, anos depois, Alex migrou definitivamente para o MMA e os rivais fizeram mais dois confrontos, com uma vitória para cada lado.

Por mais que Alex Poatan tenha sido, por anos, o “bicho-papão” de Israel Adesanya nos esportes de combate, o “Stylebender” garantiu que em nenhum momento o brasileiro foi um “assombro” ou uma “obsessão” em sua carreira. Em conversa com jornalistas nos bastidores do UFC 312, no último sábado (8), o nigeriano deixou claro que foi o brasileiro quem chegou ao UFC querendo renovar a rivalidade, depois que Poatan passou a se dedicar integralmente ao MMA após uma carreira de muito sucesso no Kickboxing.

“Eu até disse isso para o Alex antes… Como eu já falei, isso é luta, você tem que ser homem sobre isso. Se você não luta, você não é um homem, você não entende, mas nós resolvemos isso na luta e é isso. Eu até falei para ele: ‘Irmão, você me venceu no Brasil (na época do Kickboxing), foi justo, beleza. Eu te deixei em paz. Foi você quem me perseguiu. Então, esse é o seu problema’. A culpa foi dele”, explicou Adesanya, “responsabilizando” Poatan pela rivalidade entre eles ter se estendido por muitos anos.

Por fim, Israel Adesanya também procurou deixar claro que não guarda nenhum tipo de rancor dos seus – agora – antigos rivais. Isso pode explicar o fato do ex-campeão peso-médio ter treinado recentemente com Robert Whittaker – a quem já enfrentou duas vezes -, e também ter conversado num clima bem amistoso com Alex Poatan, por quem foi derrotado três vezes em quatro lutas realizadas entre eles.

“Com todos esses caras, o que eu ganho odiando Alex (Poatan) ou Rob (Whittaker), ou qualquer outro? Não me serve de nada. Isso apenas me envenena, se eu ficar guardando ódio no meu coração por alguém que já seguiu em frente. Então, por que eu faria isso? Não sou esse tipo de pessoa. Eu sou apenas um cara tranquilo”, finalizou.

Para conferir mais notícias sobre Israel Adesanya e Alex Poatan no UFC, clique aqui