Após superar trauma, Adesanya tem condições de bater Anderson como ‘GOAT dos médios’? Leia e opine

Após superar trauma, Adesanya tem condições de bater Anderson como ‘GOAT dos médios’? Leia e opine

Adesanya voltou a ser campeão dos médios e tem o objetivo de ser o GOAT dos médios (Foto: Reprodução)

Israel Adesanya entrou em ação no UFC 287 pronto para encarar o seu maior adversário, Alex Poatan, e também definir o seu futuro dentro do MMA. Perdendo, pela quarta vez para o brasileiro, dificilmente o nigeriano iria permanecer no esporte. Talvez, tirasse um longo período sabático. Mas, a vitória, como de fato aconteceu, pode o impulsionar para uma marca cobiçada: ser o maior peso-médio da história.

Anderson Silva, por tudo o que fez durante o seu reinado na categoria, é o maior peso-médio da história – e é ainda lembrado por muitos como o número um de todos os tempos. O curitibano reinou na divisão até 84kg, onde ficou invicto por seis anos, com 17 vitórias seguidas e dez defesas de cinturão. Fora os números, as performances muito acima da média e o show apresentado dentro do octógono o tornam diferenciado em qualquer debate desse nível.

Adesanya não esconde de ninguém que a sua maior inspiração dentro do esporte é o próprio Anderson Silva. Os dois se enfrentaram em 2019, e “Izzy” venceu por decisão unânime em um confronto de gerações. Naquele momento, o nigeriano era muito mais conhecido por ser um “clone” do “Spider” do que pelos seus feitos.

Quatro anos se passaram e, hoje, Adesanya tem a sua própria marca e legado dentro do esporte. Após enfrentar Anderson, todas as lutas de “Izzy” pelo UFC foram valendo cinturão – dez ao todo. São cinco defesas de título e recuperou o posto no último fim de semana diante de Poatan após perdê-lo para o próprio brasileiro.

Antes de enfrentar Poatan, ainda em 2022, o jeito irreverente de Adesanya já tinha ficado de lado. Lutas pragmáticas, buscando pontuar e vencer na decisão dos jurados. Isso não fazia parte do lutador nocauteador e agressivo que chegou ao topo. O revés em novembro para Poatan e a vitória em Miami (EUA) podem reacender essa chama no africano.

Aos 33 anos, “Izzy” tem condições de igualar Anderson em defesas de título. Mas números são números. Para superar Anderson em um debate sobre o “GOAT dos médios” vai precisar performar como fez sábado e em outras oportunidades, como nas vitórias sobre Paulo Borrachinha e Robert Whittaker (primeira luta). Ser o showman que o público pede  — e que ele pode entregar. Se entrar só para vencer e fazer o “mais do mesmo”, será vaiado como no triunfo diante de Jared Cannonier, onde o público saiu da arena antes mesmo do fim da luta.

Adesanya está mais vivo do que nunca na construção do seu legado. O tempo irá dizer o seu lugar no pódio dos maiores pesos-médios da história.

Anderson Silva declarou apoio e solidariedade a família de Leandro Lo (Foto: Divulgação)

Anderson Silva segue como o maior peso-médio de todos os tempos (Foto: Divulgação)

Para conferir mais notícias sobre Israel Adesanya, clique aqui