Primeiro lutador a derrotar campeão do UFC, brasileiro se aposenta do MMA aos 40 anos

Primeiro lutador a derrotar campeão do UFC, brasileiro se aposenta do MMA aos 40 anos

Aos 40 anos de idade, o brasileiro Claudio “Hannibal” Silva anunciou sua aposentadoria do MMA nesta semana. Ele foi o primeiro lutador a derrotar Leon Edwards, atual campeão do UFC, ainda em 2014, antes de o inglês chegar no topo da divisão dos meio-médios. Edwards, vale lembrar, faturou o cinturão em agosto do ano passado, com um nocaute sobre Kamaru Usman no UFC 278.

Dono de um cartel com 14 vitórias e quatro reveses no MMA, Hannibal começou sua carreira nas artes marciais através do Jiu-Jitsu e ostenta a faixa preta. Antes de brilhar como lutador, porém, ele se envolveu com o mundo do crime ainda adolescente em Uberlândia-MG, chegou ser detido por assalto e tráfico de drogas, mas decidiu mudar de vida após a decisão de um juiz.

Sem ser mantido preso, Claudio Hannibal se agarrou de vez ao esporte. E depois de mudar para a Europa e se dedicar à arte suave, migrou para o MMA em 2007 e chegou ao UFC em 2014. Hoje ele mora em Londres, na Inglaterra, onde tem a sua própria academia e também realiza um bonito trabalho social.

Nas redes sociais, o brasileiro, primeiro algoz de Leon Edwards – campeão do UFC -, compartilhou: “Olá a todos, família, fãs e haters! Escrevo essa carta hoje com a maior das gratidões e apreciação por vocês, meus treinadores e equipe. Gostaria de anunciar minha aposentadoria. Desde que eu comecei a competir no MMA e no UFC, não tive nada além de memórias positivas e momentos especiais que nunca esquecerei. Obrigado a todos que me ajudaram a alcançar meus objetivos como homem, atleta e esportista. Desejo tudo de melhor a vocês”.

Com uma carreira de mais de 15 anos nas artes marciais mistas, Hannibal fez sua última luta em julho de 2022, quando perdeu para Nicolas Dalby. Agora, irá se dedicar ao papel de professor e treinador na Inglaterra.

Saiba mais sobre Hannibal e o campeão do UFC, aqui